13 novembro 2013

Germano Dockhorn participa do Deputado por Um Dia na AL

Foto: Arquivo pessoal/Prof. Marjane dos Santos
Os alunos acompanharam palestra do presidente da Escola do Legislativo, deputado Mano Changes (PP), que abordou o tema A Música Contra o Crack, no Memorial do Legislativo. Às 11h30, houve a Reunião de Líderes, na Sala da Presidência da ALRS, para definição da Ordem do Dia da Sessão Plenária do Estudante. Já a Sessão do Estudante foi realizada no Plenário 20 de Setembro, às 14 horas, com votação das proposições elaboradas pelos alunos e professores das cinco escolas sorteadas para as atividades do semestre.

Participam as escolas Germano Dockhorn, de Três de Maio; Vicente Goulart, de São Borja; João Pollo, de São Marcos; Gaston Augusto Santos César – CIEP–, de Tapes; e Instituto Estadual São João Batista, de Herval. Em cada instituição de ensino foram eleitos 11 alunos para a apreciação das proposições na Sessão Plenária do Estudante, momento em que ocuparão as cadeiras do Plenário 20 de Setembro como estudantes-deputados.

PROJETOS DO 42º DPD

A Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Germano Dockhorn, de Três de Maio, desenvolveu PL com o objetivo de instituir o Dia Estadual de Combate ao "Bullying" contra o Idoso. Na Justificativa, esclarece que o principal objetivo é dar início a movimentos de conscientização que envolvam a sociedade. Observa ainda que, segundo o Estatuto do Idoso, prevenir a ameaça ou violação dos direitos dos idosos passa a ser um dever de toda a sociedade brasileira, bem como, a denúncia dos casos aos órgãos competentes passa a ser obrigatória, pois na maioria das vezes o idoso não sabe que está sofrendo bullying.

Por sua vez, a Escola Estadual de Ensino Fundamental João Pollo, de São Marcos, elaborou o projeto que dispõe sobre a inclusão da vacinação contra a gripe Influenza H1N1 no calendário anual de vacinas da rede pública estadual. Os autores esclarecem que a população gaúcha enfrenta maior risco de contrair gripe, tornando necessária a ampliação da oferta gratuita da vacina para toda a população.

Já a Escola Estadual de Ensino Fundamental Gaston Augusto Santos César – CIEP –, de Tapes, propõe a Semana Estadual da Educação para a Consciência Política. Conforme a Justificativa, a intenção é esclarecer aos jovens sobre seus direitos e deveres, assim como, sobre a composição dos três Poderes de Estado e atribuições dos seus integrantes.

Na Escola Municipal de Ensino Fundamental Vicente Goulart, de São Borja, os alunos e professores definiram pela apresentação de projeto com vistas a facultar a expedição de documento de identificação estudantil pelas escolas públicas estaduais. A intenção é que a medida auxilie no controle de segurança das escolas e universidades. O texto prevê que o documento contenha foto 3x4 atual do estudante e dados sobre o tipo sanguíneo, medicamentos de uso contínuo, alerta sobre alergias, entre outras informações.

O Instituto Estadual São João Batista, de Herval, desenvolveu PL com o objetivo de criar Centros de Apoio Pedagógico, Profissionalizante e Psicossocial. Justifica que as cidades pequenas sofrem com o abandono de seus jovens. “O objetivo é propiciar a capacitação de jovens para que possam atuar em diversas áreas, bem como, orientar seu aprendizado através de aulas de apoio pedagógico, promovendo sua inserção na sociedade e afastando-o do mundo das drogas”, define o texto da proposição.

Objetivos do programa
O Deputado Por Um Dia tem o objetivo de aproximar o Parlamento da sociedade, formar para a cidadania, educar para a democracia, motivar a descoberta de jovens líderes e mostrar como a atuação do Legislativo ocorre na sociedade democrática ao explicar, entre outras questões relativas à atividade parlamentar, os desafios e os limites de atuação dos deputados estaduais.

O projeto DPD - O Deputado Por Um Dia é desenvolvido duas vezes ao ano pela ALRS , com participação de jovens, a partir da 7ª série do ensino fundamental de escolas públicas e privadas do Estado, em atividades que proporcionam conhecimento e experiência prática sobre a atividade parlamentar, bem como, voltadas à educação para a democracia e cidadania. Além de escolas, podem participar instituições e entidades da sociedade civil organizada que trabalhem com projetos de integração social para adolescentes. Para se habilitar ao sorteio, é necessária inscrição prévia por parte das escolas ou instituições.

Top Cidadania
Pela primeira vez, o troféu Top Cidadania ABRH-RS foi recebido pelo Parlamento gaúcho, em evento realizado no dia 10 de outubro, a partir da apresentação do case Deputado Por Um Dia: Uma experiência de educação para a democracia e cidadania, desenvolvido pela Escola do Legislativo. A distinção foi recebida na ALRS como inédita pelos critérios de avaliação observados para a apresentação e seleção dos cases.