27 setembro 2010

Secretário de Irrigação em sua visita anunciou mais 15 microaçudes para Três de Maio



O secretário Extraordinário de Irrigação e dos Usos Múltiplos da Água, Rogério Ortiz Porto, atrasou sua terceira visita a Três de Maio de um dia, por causa do mau tempo, nesta quinta-feira, dia 23. Depois de visitar vários municípios da região, o secretário Ortiz Porto veio a Três de Maio, na manhã desta sexta-feira, dia 24, tendo sido recebido no Palácio Municipal pelo prefeito municipal, Olívio José Casali. Também marcaram presença na recepção ao secretário, o vereador Gílson Antônio Grando, representando o Poder Legislativo e também o escritório local da Emater. Estiveram presentes vários secretários municipais e os beneficiados com microaçudes.
Inicialmente, o prefeito municipal fez uma saudação ao ilustre visitante, agradecendo a sua terceira visita ao Município, tendo referido a gentileza com que tem sido recebido na Secretaria de Irrigação, em Porto Alegre. Casali, também, declarou o visitante Hóspede Oficial do Município, neste dia 24 de setembro. O prefeito, na oportunidade, também falou da importância da implantação de microaçudes em Três de Maio para o Programa de Produtividade e Qualidade do Setor Lácteo 2010-2020 e para o Projeto Balde Cheio, visando a irrigação para cultivo de pastagens.
Na sua fala, o secretário Ortiz Porto fez um relato de como nasceu o Pró-Irrigação, dizendo que o Estado do Rio Grande do Sul, por enquanto, é o único Estado brasileiro que tem um programa de irrigação. Também, falou das dificuldades para implantar aquele programa que já beneficia milhares de produtores rurais.
Depois da rápida homenagem, no gabinete da Prefeitura Municipal, a comitiva fez uma visita à Granja Berti, na localidade de Bela Vista, de propriedade de Jéferson Berti. Integrou a comitiva, além do secretário, o prefeito municipal, vários secretários municipais e produtores rurais beneficiados com microaçudes. Os participantes da comitiva se deslocaram até Bela Vista de micro-ônibus. Naquela propriedade rural, foi implantado um microaçude-modelo pelas suas dimensões e localização privilegiada. Segundo o secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Valdir Ortiz, “aquela propriedade poderá ser modelo no Município de Três de Maio, tendo em vista a diversificação de atividades agropecuárias”.
Ao todo, já foram entregues 18 microaçudes pelo Pró-Irrigação e nesta etapa, estão sendo entregues mais quatro e foram anunciadas mais 15 obras nesta visita do secretário Ortiz Porto a Três de Maio. “O Pró-Irrigação do governo do Estado, é um poderoso aliado do nosso Programa de Produtividade e Qualidade do Setor Lácteo 2010-2020 e do projeto Balde Cheio, visando a irrigação de pastagens”, assinalou o prefeito Casali em sua saudação.