13 maio 2011

Retomada da linha férrea muda rotina de santa-rosenses

Foram 15 anos de paralisação
Depois de 15 anos, os trens voltaram a circular em Santa Rosa. Os primeiros vagões de carga chegaram ontem à tarde na cidade.
Há muito tempo não se ouvia o barulho do apito do trem por aqui. Pelos trilhos reformados, o trem atravessa os campos e entra na cidade. Pelo caminho, os vagões chamam a atenção.
A primeira carga partiu de Cruz Alta e chegou ao terminal da Cotrirosa. Trinta vagões foram preenchidos com soja, que será escoada no porto de Rio Grande.
O carregamento dos vagões corresponde a 1.500 toneladas de soja granel, o equivalente a 44 carretas do grão. Além do escoamento de grãos ao Porto de Rio Grande, a Cotrirosa também utilizará o transporte para o retorno de fertilizantes, a partir de novos acordos comerciais com a América Latina Logística – ALL.
Inicialmente quatro empresas do ramo agrícola de Santa Rosa serão atendidas pela ferrovia. A circulação do trem será diária, portanto, será realizada uma campanha de conscientização das medidas de seguranças necessárias.
De acordo com o Código Nacional de Trânsito, a linha férrea é sempre preferencial. O condutor de veículo que não respeitar comete uma infração gravíssima perde sete pontos na carteira e paga uma multa de R$ 191,54.
No informativo que está sendo entregue pela ALL à população constam dicas como:
O trem é 1.000 vezes mais pesado que o seu carro;
Um trem leva cerca de 1 km até conseguir parar completamente;
Fique atento ao apito: é sinal de que o trem está se aproximando;
Jamais dirija sob o efeito de álcool ou de outras drogas;
Respeite os limites de velocidade. A pressa é inimiga da vida.
Na reportagem de Maristani Weiand para o Jornal do Almoço desta sexta-feira, você pode conferir as imagens da chegada do trem. O vídeo está disponível no blog da RBS TV Santa Rosa.