06 abril 2010

Carne suína na merenda escolar agora é lei

Foi sancionada pela governadora Yeda Crusius e publicada no Diário Oficial do Estado desta segunda-feira (5) a Lei nº 13.410/2010, que inclui a carne suína no cardápio da merenda escolar da rede pública estadual de ensino. A iniciativa foi inspirada na proposta de mesmo teor do deputado Aloísio Classmann (PTB), o PL 201/2009, o qual visa incentivar e valorizar a cadeia produtiva da suinocultura no Estado, e, ao mesmo tempo, adicionar à merenda escolar mais um item saudável, promovendo a saúde dos alunos.
O parlamentar lembra que a riqueza nutritiva da carne suína está no conteúdo de proteínas de alto valor biológico, ácidos graxos monoinsaturados, vitaminas do complexo B, ferro, selênio e potássio. "Podemos citar, entre eles, os aminoácidos essenciais que compõem as proteínas da carne, que também são importante fonte de cálcio, potássio e vitaminas, como o complexo B, todos indispensáveis para o crescimento progressivo de crianças em idade escolar".
Segundo Classmann, outro ponto que a lei pretende resgatar é a valorização da cadeia produtiva dos suinocultores. "Hoje a carne suína é resultado da evolução tecnológica da indústria alimentícia, apresentando reduzido teor de gorduras, calorias e colesterol em relação a alguns anos atrás e de condições impecáveis de criação do rebanho", afirmou o parlamentar.