06 abril 2010

Chove mais em 24h no Rio do que em três meses em Porto Alegre

A quantidade de chuva acumulada entre às 17h desta segunda-feira e a tarde desta terça no Rio de Janeiro equivale a três meses de precipitações em Porto Alegre, de acordo com a Metsul Meteorologia. O volume supera 300 milímetros em parte da cidade.
Na Capital gaúcha, situação semelhante aconteceu no ciclone de maio de 2008, quando choveu 237 milímetros na Lomba do Pinheiro em 24 horas. Esse foi o maior volume documentado na cidade até hoje, ainda segundo a MetSul.
Reforço
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que a Marinha e a Aeronáutica estão à disposição para ajudar o governo do Estado e a prefeitura do Rio de Janeiro. O Ministério da Justiça também ofereceu ajuda com bombeiros e helicópteros.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, 93 pessoas morreram em decorrência das últimas chuvas. O temporal, que diminuiu de intensidade pela manhã, também deixou 93 feridos. Há informações sobre desaparecidos, mas os números estão imprecisos.
Do total de vítimas, 33 são da capital e 41 foram registradas em Niterói, na região metropolitana. Os demais mortos são dos municípios de Petrópolis, na região serrana, São Gonçalo, região metropolitana, Nilópolis e Paracambi, na Baixada Fluminense.