06 abril 2010

Produtor constrói primeira cisterna na região Celeiro

A seca que arrasou plantações e criou dificuldades para abastecer pocilgas, aviários e rebanhos bovinos, no primeiro semestre de 2009, está motivando moradores do município de Três Passos a buscarem alternativas para prevenir problemas no futuro. O agricultor Milton Gehlen, da localidade de Boa Vista da Romana, construiu a primeira cisterna da região Celeiro. Ele decidiu não correr mais riscos com a estiagem e, utilizando recursos próprios, no valor de R$ 15,5 mil, desenvolveu um reservatório que pode armazenar 430 metros cúbicos de água da chuva. O projeto técnico foi elaborado pela Emater, e o apoio de infraestrutura veio da Secretaria de Agricultura de Três Passos.
Segundo o titular da Pasta, Marlon Schönhalz, na propriedade encontram-se alojados 400 suínos em sistema de terminação. Também são mantidos 20 bovinos leiteiros, representando um consumo de 5 a 6 mil litros de água por dia. "A maior parte desta é destinada à suinocultura, mas é graças aos 740 metros quadrados do telhado do chiqueirão da propriedade que a captação dos 430 mil litros d''água é possível. Considerando a média de precipitação de Três Passos, a cisterna leva 120 dias para atingir sua capacidade máxima de armazenamento", destaca o secretário. O produtor afirma que esse volume permite o funcionamento da propriedade por 80 dias, sem chuvas ou outra fonte de água, evitando que a produção seja afetada em períodos de estiagem, como ocorreu durante os meses de fevereiro, março e parte de abril do ano passado.
Conforme o secretário, a cisterna de Gehlen comprova que medidas preventivas podem evitar perdas de produção e servem de exemplo para as demais propriedades rurais do Estado. O prefeito Cleri Camilotti disse que a administração municipal apoia e auxilia na implantação de cisternas. Segundo ele, outros três projetos estão sendo viabilizados em Três Passos. "A água da chuva é de graça, é pura e pode ser armazenada para utilização nos períodos de estiagem", ressalta.