Todo o ano, o 2º Semestre do Curso Técnico em Gerência Empresarial da SETREM é desafiado a criar uma empresa. O projeto interdisciplinar visa colocar em prática os temas e teorias tratados em sala de aula. Em 2008, estudantes criaram uma indústria de pizzas. E este ano, montaram a Palitex, uma fábrica de palitos salgados.
Segundo Eliar da Silva, 17 anos, diretora geral da empresa, as atividades iniciaram na última semana de outubro e devem encerrar no início de dezembro. Participam ao todo, 40 estudantes, que divididos em grupos, atuam em diferentes setores da organização: produção, financeiro, vendas, compras, armazenamento e marketing. “Cada estudante deve vender por semana 15 pacotes de palito. A meta total é comercializar, 2.400.”
A venda dos produtos ocorre com facilidade. Os estudantes são oriundos de pelo menos 10 cidades da região, desta forma alcançando grande número de clientes. Os lucros serão rateados entre os estudantes, cerca de R$ 80 para cada um. No entanto, conta a jovem, nem tudo foram flores. O início do projeto foi difícil, em razão de divergências no trabalho em equipe. “Esta prática esta sendo muito importante, principalmente para aprender mais sobre questões de relacionamento. Quando ingressarmos no mercado de trabalho também haverá colegas e devemos saber lidar com os problemas.”
Para o gerente, Jordani Correa, 19 anos, a experiência está sendo motivadora. O jovem é proprietário de um restaurante, em Campo Novo, cidade em que reside. “Observo todos os processos administrativos da empresa fictícia para aplicá-los em meu empreendimento. Quero melhorar ainda mais o meu negócio.”
Já a estudante Diana Borges do Rosário, 18 anos, de Três de Maio, destaca que a atividade tem sido fundamental para obtenção de experiência. E deseja, ao concluir o curso, ingressar no mercado de trabalho para posteriormente abrir o próprio empreendimento. “Sonho em cursar Direito. Gostaria de ter um escritório de advocacia voltado à área comercial.”