Extintores estavam vencidos a 10 anos |
Depois do incêndio ocorrido em Santa Maria, no dia 27 de janeiro deste ano, Prefeituras de vários municípios, entre eles Cruz Alta se mobilizaram, promovendo força tarefa em parceria com Corpo de bombeiros e outros órgãos fiscalizadores para visitar e se necessário fechar todas as casas, bares, entre outros locais que estivessem irregulares quanto ao PPI – Programa de Proteção contra Incêndio. Porém, na Prefeitura Municipal, promotora da Força Tarefa, os extintores estão vencidos há quase 10 anos, e só foram requisitados agora, 2 meses após iniciada a mobilização.
A informação foi confirmada em loco e, também, pelo Secretário de Administração, Fernando Justen, que explicou que após um levantamento feito no prédio, requisitou ao setor de compras novos extintores, e destacou que os atuais estariam vencidos há cerca de 10 anos. Conforme o Setor de compras, já foi solicitado orçamento dos equipamentos e um novo projeto de localização dos extintores deverá ser demarcado pelos bombeiros.
O fato se repete na Câmara de Vereadores, onde também há extintores vencidos. Procurado pela equipe, o Vereador Élio Amaral, Presidente da Câmara, em função de estar em uma outra agenda, não pode se manifestar sobre o assunto.
É importante lembrar que muitos locais foram fechados por estarem em desacordo com a lei, entre elas, a Casa de Cultura Justino Martins, o auditório da escola Annes Dias, entre outros. Estes só devem voltar a funcionar quando estiver dentro das normas estabelecidas.