15 maio 2013

Secretaria de Assistência Social e CREAS participam da campanha 'Faça Bonito'

Ações são em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso
e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
No dia 13 de maio foi iniciada em todo o território nacional a campanha “Faça Bonito”, que tem como slogan ‘Esquecer é permitir, lembrar é combater”, e é realizada em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Contra Crianças e Adolescentes.

A Secretaria do Trabalho, Cidadania e Assistência Social de Três de Maio e o Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS), estão realizando visitas explicativas de como prevenir ou denunciar as violações de direitos praticados contra crianças e adolescentes. A rede de educação e saúde, bem como órgãos públicos e privados receberão cartazes e folders explicativos sobre este tema.

Conforme a secretária de Assistência Social, Mirian Schroder, a ideia é realizar um trabalho voltado para as escolas, já que a maioria dos casos atendidos pelo CREAS é de crianças e adolescentes vítimas de alguma forma de violência. “É de suma importância informar e mobilizar a todos na sociedade sobre a importância da denúncia e como o olhar atento da escola é importante na contribuição para amenizar, ou até mesmo diminuir, os casos de violência contra crianças e adolescentes”, destaca.

Segundo Mirian, a intenção também é estimular e encorajar as pessoas a denunciarem/revelarem situações de violência sexual, bem como criar possibilidades e incentivos para implantação e implementação de ações de políticas públicas capazes de fazer o enfrentamento ao fenômeno, no âmbito do combate à impunidade e de proteção e promoção às pessoas em situação de vítimas ou vitimização, conforme estabelece o Plano Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Criança e Adolescente.

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Contra Crianças e Adolescentes, celebrado no dia 18 de maio, busca mobilizar os diferentes setores da sociedade para formação de uma forte opinião pública contra a violência sexual de criança e adolescente.