22 setembro 2010

Temporal causa destelhamentos em Santo Ângelo

O Corpo de Bombeiros de Santo Ângelo registrou sete destelhamentos parciais na madrugada desta quarta-feira em razão do temporal com ventos de 80 km/h que atingiu a região por volta da meia-noite. De acordo com a Corporação, os estragos ocorreram entre 0h30min e 3h30min no bairro Alcebíades de Oliveira, situado na zona Leste do município. Parte do bairro também está sem energia elétrica.
Os bombeiros realizam a distribuição de lonas para os moradores que foram prejudicados pela ventania. Moacir Augusto Menezes é uma das vitimas do temporal. “Começou aos cinco minutos da madrugada de hoje. Foi horrível ver parte do meu telhado sendo jogado longe pelo vento”, contou ele.
Chove forte na cidade desde o final da noite de segunda-feira. No começo da noite de terça houve o registro de queda de granizo e os ventos chegaram a 129,6 km/h no aeroporto da cidade. Nas últimas 48 horas, Santo Ângelo registrou um acumulado de 95 milímetros de chuva.
O tempo continua instável nesta quarta-feira em grande parte do Rio Grande do Sul e com chuva na maioria das regiões. Segue o alerta por risco de chuva forte com temporais em pontos isolados, não se descartando vento forte e granizo. Os maiores índices de chuva devem se registrados no Norte do Estado, onde na terça várias localidades anotaram entre 50 e 100 milímetros em poucas horas.
Na Metade Norte, o avanço de ar quente torna esta região a de maior risco para tempo severo. Já a Metade Sul tende a registrar menor instabilidade e o sol até pode aparecer entre a nebulosidade, o que propiciará uma maior elevação da temperatura. Porto Alegre deve registrar temperaturas entre 15ºC e 21ºC.
Em quase todo o Estado, as marcas nos termômetros seguem amenas. Apesar da temperatura agradável na superfície, houve ingresso de ar bastante quente em níveis mais altos da atmosfera, o que estimulou a formação de nuvens muito carregadas de tempestades.