06 outubro 2009

Audiência pública em Nonoai debaterá sobre ferrovia que poderá ligar os três estados do Sul

Audiência pública em Nonoai debaterá sobre ferrovia que poderá ligar os três estados do Sul
Governo gaúcho e cerca de cem municípios do Norte e Noroeste do Estado vão debater em audiência pública em Nonoai ferrovia que poderá ligar os três estados do Sul.
O evento será realizado quinta-feira, com o objetivo de apresentar o Estudo de Viabilidade Técnico-econômica e Ambiental do novo ramal da Ferroeste que ligará o Paraná, a Chapecó, no Oeste catarinense. A Ferrovia já está viabilizada até a fronteira com Santa Catarina, e prevê uma expansão interligando os estados do sul, mais Mato Grosso do Sul. Em uma fase futura está prevista ligação com o Paraguaí, Argentina e Chile. O Ramal ferroviário entre Cascavel e Chapecó já está aprovado e deve sair do papel em breve para conclusão em no máximo 3 anos.
Cerca de cem prefeituras do Norte e Noroeste gaúcho, dez deputados estaduais e cinco federais, secretários de Estado e representantes do Governo, além da sociedade organizada, já confirmaram participação, segundo o prefeito de Nonoai, João Rubin.
O evento atingiu uma dimensão muito grande, em razão da importância do projeto para todo o Norte e Noroeste gaúcho, região que será diretamente beneficiada com a chegada do ramal da Ferroeste ao Oeste de Santa Catarina. Seis associações de municípios apóiam o evento e já confirmaram presença.