16 novembro 2011

Fazendo arte com Tarcila do Amaral é tema de estágio na educação infantil

O papel da arte visa construir um sujeito crítico
Trabalhar com a linguagem da arte na Educação Infantil tem um papel fundamental, envolve os aspectos cognitivos, sensíveis e culturais, buscando sempre desafiar as crianças, no sentido de desenvolverem sua autonomia, indo além do lápis e do papel, oferecendo cores, texturas, imagens, massinha de modelar, tintas.
O papel da arte visa construir um sujeito crítico, fornecendo-lhe experiências que o ajude a refletir, desenvolver valores, sentimentos, emoções e uma visão questionadora do mundo que o cerca. A arte possibilita à criança vivenciar diferentes tipos de experiências, conhecendo pintores e buscando conhecer algumas obras de arte para após criarem as próprias.
O desenho e a pintura são para a criança um campo imaginário e sonhador. Nós, educadores, precisamos estar atentos e considerar a individualidade de cada educando, levando-se em conta a fase de desenvolvimento do trabalho artístico de cada um. Afinal, a expressão gráfica da criança varia com a idade, o meio, os estímulos e as vivências próprias. Desta forma, se envolvermos a criança num contexto social e conseguirmos organizar as ideias para que esta invente, crie e construa, a linguagem da arte se fará presente na Educação Infantil, ajudando a criança fazer por si só as várias leituras de mundo. 
Dessa forma a acadêmica do curso de Pedagogia da UNIJUÍ, Graciele Steiger buscou realizar seu estágio com a turma do Maternal I da Escola Municipal de Educação Infantil Paraíso da Criança de São José do Inhacorá, onde também trabalha como monitora. O Trabalho da estagiária focou as obras de Tarcila do Amaral, abordou cores, obras de arte, plantas e animais. Foram desenvolvidas diversas atividades: Pintura de autorretrato, produção e pintura de bolachas para montagem da obra de Tarcila do Amaral, contação de histórias, visita ao mini-zoológico, linha do tempo sobre o passeio realizado ao mini-zoológico, releituras de imagens e pinturas além da obra. O estágio teve duração de 50 horas, distribuídas em 11 dias. Seguem abaixo, algumas imagens do estágio.