12 outubro 2011

Piratini abre as portas para receber crianças e adolescentes

Governador Tarso Genro homenageou estudantes com 
almoço em comemoração ao Dia da Criança
Convidados pelo governador Tarso Genro para um almoço em homenagem ao Dia da Criança, estudantes da Escola Estadual Pacheco Prates, da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase) e da escola Lilia Mazeron, visitaram, nesta terça-feira (11) o Palácio Piratini. Recebidos também pela primeira-dama Sandra Genro, as crianças conheceram a sede do Executivo acompanhadas por uma guia.
Tarso reforçou o compromisso do Governo do Estado com a educação e pediu a atenção dos adultos para que os pequenos tenham um futuro melhor. Depois do almoço, o chefe do Executivo e o titular da Secretaria de Justiça e dos Direitos Humanos (SJDH), Fabiano Pereira, conversaram com os adolescentes. Uma decoração especial com muitos balões deu um colorido ao cenário. Antes da refeição, crianças e adolescentes assistiram a Hora do Conto, que conta a história sobre a Lenda do Negrinho do Pastoreio.
Os alunos também conferiram a exposição realizada pelo Gabinete da Primeira-Dama e pela SJDH retratando entidades que recebem recursos do Fundo Estadual da Criança e do Adolescente (Feca). Durante o passeio, os porões do Palácio Piratini chamaram a atenção das crianças. Ao entrarem no Memorial da Legalidade, os olhares logo se voltaram para a Rádio da Legalidade, de onde o então governador Leonel Brizola fez um discurso em defesa da posse de João Goulart na presidência da República.
Aluno da 6ª série, Éderson Almeida Pereira, 13, foi um dos estudantes que fez pose ao lado do busto do ex-governador Borges de Medeiros. Mas foi o carro usado, um Ford modelo T, por Borges de Medeiros, que seduziu a criançada. Elas dedicaram alguns segundos para observar a relíquia. Algumas até tocaram no carro antigo.
Oito adolescentes de unidades da Fase e seis crianças da escola Lilia Mazeron, vinculada à Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas para Pessoas com Deficiência e Altas Habilidades (Faders), chegaram mais tarde ao Piratini. Com deficiência auditiva, as crianças atendidas pela Faders apreciaram os objetos e tiveram a ajuda de uma intérprete na língua dos sinais para conhecer as dependências do Palácio.
Ao final, os visitantes tiveram uma aula de história e também de preservação do meio ambiente, uma vez que receberam recomendações sobre a separação do lixo e conheceram a horta cultivada sem agrotóxicos e as cisternas que armazenam água para molhar as hortaliças. A Secretaria da Educação também acompanhou a visita com a presença da secretária-adjunta, Maria Eulalia Nascimento. 

Texto: Jaqueline Silveira
Edição: Redação Secom