07 junho 2013

HSVP recebe paciente com H1N1

Homem de 49 anos estava internado no Hospital de Três
Coroas e foi encaminhado para atendimento em Três de
Maio (Foto: Arquivo/PMN)
O paciente com nome de iniciais A.M.N.,49 anos, sexo masculino infectado pelo vírus H1N1 (Influenza), está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital São Vicente de Paulo de Três de Maio, integrante da Rede Verzeri. O paciente é natural de Três Coroas (RS) e foi transferido pela Secretaria de Saúde do Estado (SES) para atendimento no HSVP, obedecendo às regras das UTIs cadastradas junto ao Sistema Único de Saúde (SUS) e pela excelente estrutura de atendimento apresentada pela Instituição.

O paciente procurou atendimento pela primeira vez no dia 17 de maio, em sua cidade de origem, quando iniciou o uso de tamiflu e de antibióticos, devido ao seu quadro de saúde levantar a suspeita do contágio pelo vírus H1N1. O homem retornou ao Hospital de Três Coroas para nova avaliação em 25 de maio e, devido à piora de seu estado clínico, permaneceu internado até o dia 01 de junho, quando foi transferido para Três de Maio. Dois dias depois os exames confirmaram que realmente se tratava do vírus Influenza.

“Ressaltamos a comunidade de Três de Maio e região deve se manter calma, pois trata-se de um paciente oriundo de outro município, da região Metropolitana de Porto Alegre. Não tivemos nenhuma internação na Instituição com suspeita do H1N1 durante os meses de abril e maio. O número de casos suspeitos e medicados com Tamiflu também reduziu em comparação com 2012, ano em que nos meses de maio, junho e julho em média cinco pessoas eram medicadas ao dia. Este índice, atualmente, caiu para um caso de medicação com Tamiflu ao dia nos meses de abril e maio de 2013, sem que nenhum resultado de exame apontasse posteriormente se tratar da Gripe A”, explica Paulo Pich, Gerente Assistencial do HSVP.

Cerca de 47 mil pessoas foram vacinadas em 2013 contra o vírus Influenza na região da 14ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), com sede em Santa Rosa. No Estado, o número de doses aplicadas ultrapassa a casa de dois milhões. O número de vacinados foi de 5.305 em Três de Maio, 3.518 em Horizontina e 12.225 em Santa Rosa.