10 julho 2012

Protesto pretende reunir 1 mil suinocultores no Noroeste do RS

Criadores querem padronizar valores e organizar a cadeia
produtiva
Suinocultores do Rio Grande do Sul organizam uma manifestação para o início da tarde desta terça-feira (10) no entroncamento da BR-472 com a BR-344, conhecido como o "Trevo do Porquinho", no Noroeste, para reivindicar melhorias no setor. O objetivo é reunir 1 mil manifestantes. Segundo a Associação de Criadores de Suínos do estado (ACSURS), o protesto reforça o Ato Público dos Suinocultores Brasileiros, que ocorre em Brasília na quinta-feira (12).

Os produtores de suínos reivindicam melhorias no setor, como padronização de valores e organização da cadeia produtiva. O prejuízo, de acordo com os suinocultores, chega a R$ 1 por quilo. A situação se agrava porque o custo de produção fica muito elevado. Com o mercado retraído, as granjas estão superlotadas, principalmente as que criam leitões.

O governo federal negocia um pacote emergencial de ajuda aos produtores, que envolveria prorrogação das dívidas, criação de uma linha de crédito especial e auxílio para o escoamento da produção. O Ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho, se reúne com técnicos do Ministério da Fazenda nesta terça (10) para ajustar os detalhes da proposta.

De acordo com a Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), em torno de 500 suinocultores de 10 estados devem participar do ato público. Do Rio Grande do Sul, são quase 90 suinocultores que vão se deslocar a Brasília.

Nenhum comentário:

Postar um comentário