08 agosto 2012

Três de Maio: Parceria entre Setrem e CIER-Biogás impulsiona estudos e ações para geração de energia renovável

Direção da Setrem e do CIER-Biogás
O objetivo é desenvolver biodigestores compactos de alto rendimento adequados ao perfil agropecuário da região Noroeste do Rio Grande do Sul

A Sociedade Educacional Três de Maio - SETREM firmou acordo de cooperação com o Centro Internacional de Energias Renováveis com Ênfase em Biogás, CIER-Biogás, tendo como objetivo a cooperação técnico-científica entre as instituições para a difusão de conhecimento, desenvolvimento tecnológico e troca de experiências sobre o tema energias renováveis e biogás.

O biogás é um dos produtos da degradação dos dejetos de suínos e bovinos de leite e pode ser aproveitado na geração de energia elétrica e térmica, com a substituição na queima de gás de cozinha ou lenha.
O CIER-Biogás é fruto de uma parceria entre a Itaipu Binacional, a Fundação Parque Tecnológico Itaipu, a Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial e outras instituições nacionais e internacionais, e desenvolve ações no tema biogás na região oeste do estado do Paraná, grande produtora de suínos e leite, além de aves e grãos.

Naquela região já está em operação uma cooperativa de agricultores que gera biogás a partir de dejetos de suínos e bovinos, o qual é transportado através de um gasoduto até uma Microcentral Termelétrica para geração de energia elétrica, térmica e futuramente, veicular. Além disso, possui outras unidades de demonstração onde é gerado biogás a partir de efluentes de um abatedouro de aves e de uma fecularia, de dejetos de suínos e bovinos de leite e de esgoto urbano.

Com a assinatura do termo de cooperação, a SETREM passa a fazer parte da rede de parceiros do CIER-Biogás e a ter acesso ao conhecimento ali disponível sobre biogás.

A primeira grande ação foi a instalação de um Biodigestor Compacto de Leito Fluidizado na SETREM para realização de pesquisas. Esse biodigestor foi desenvolvido por uma empresa paranaense parceira do CIER-Biogás, que atua junto aos municípios do lago de Itaipu e já esta em operação desde julho de 2012.

Nessa linha os primeiros estudos serão realizados pela Faculdade de Engenharia de Produção da SETREM, e, após, as atividades serão estendidas à Faculdade de Agronomia para disseminação de conhecimento e apoio técnico e laboratorial aos agricultores da região. Em sequência, as Faculdades de Administração e de Sistemas de Informação terão condições de participar, nos estudos de viabilidade econômica, de controle e otimização de redes de biodigestores.

Os resultados das pesquisas visam, em última análise, trazer benefícios ao setor agroindustrial da região, através da oportunidade de obter energia e fertilizantes a partir de recursos que hoje, não apenas são descartados, mas até nocivos à sustentabilidade ambiental. Em outras palavras, os dejetos suínos e bovinos poderão se transformar numa colheita de energia e renda para os agricultores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário