01 junho 2011

Dia Nacional da Imprensa é comemorado nesta quarta-feira

Nesse dia foi impressa a primeira edição do jornal Correio Braziliense, publicado em Londres no ano de 1808, sob a responsabilidade de Hipólito José da Costa - Patrono da Imprensa Brasileira. A homenagem foi efetivada devido ao caráter de nacionalidade da publicação, mesmo editada fora do país.
A data comemorativa foi adotada somente no ano de 2000, como resultado de diversas lutas das associações jornalísticas e de profissionais e intelectuais do setor, inclusive da Associação Riograndense de Imprensa (ARI). Segundo Augusto Bier, diretor do Museu da Comunicação Hipólito José da Costa, "a homenagem é mais do que justa, pois evoca uma atitude profissional que deveria nortear a postura dos jornalistas de hoje em dia, de constante questionamento do poder".
O Correio Braziliense teve a circulação proibida no Brasil e em Portugal devido aos artigos que pregavam liberdade de expressão, a independência do Brasil, além de condenar a aristocracia parasitária do Reino e a exploração econômica de Portugal em relação ao nosso país, criticando a política do governo português. Mesmo com a veiculação ilegal, o jornal circulou de forma clandestina no Brasil e na metrópole portuguesa.