Estudantes de Jornalismo da Universidade de Caxias do Sul (UCS) promoveram um protesto na esquina das ruas Sinimbu e Marquês do Herval, no centro de Caxias do Sul, na manhã desta segunda-feira. Vestindo roupas escuras, munidos de apitos, panelas e cartazes, eles reclamavam da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de derrubar a exigência de diploma para o exercício da profissão de jornalista, tomada no dia 17 de junho.
— É uma responsabilidade assinar uma matéria. Em um país em que nada funciona, acho temerário deixar que pessoas sem instrução possam exercer uma profissão que está ligada à formação de opinião — argumenta a estudante Mirella Mattos, 23, aluna do 7º semestre e que se forma no final deste ano.
O protesto faz parte de um movimento nacional, segundo a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj). Além de Caxias do Sul, seriam realizadas manifestações simultâneas em São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro e Teresina, no Piauí. Em Porto Alegre, deve ocorrer mobilização de estudantes nesta quarta-feira.