A confirmação de sete casos da nova gripe no Rio Grande do Sul colocou o Estado em alerta. Em entrevista ao Gaúcha Atualidade, o secretário da Saúde Osmar Terra destacou que a situação está controlada, mas não descartou o risco de evolução para uma epidemia. A proposta do secretário é reforçar a fiscalização nas fronteiras com o Uruguai e a Argentina.
O projeto está em andamento desde março deste ano, após uma reunião realizada entre secretários de saúde de Estados vizinhos. A partir do encontro surgiu a ideia de formar observatórios de saúde nos três países com troca de informações sobre as enfermidades de cada localidade.
— A ideia é ter gente nossa do outro lado da fronteira e deles aqui para termos um sistema de informação mais apurado. Já estamos fazendo isso, em relação à gripe, mas vamos estreitar ainda mais as informações.
De acordo com o Francisco Paz, diretor do centro de vigilância em Saúde do RS, já existe uma troca de informações informais entre técnicos dos três países, mas a intenção é formalizar esta iniciativa e ter observatórios de forma estruturada.
— Não tem nada a ver com o serviço de fiscalização da Anvisa. É concomitante. A Anvisa é responsável pela fiscalização de portos, aeroportos e fronteiras. O que se quer é uma troca de informações de vigilância em saúde para conhecer o andamento das doenças em tempo real.