Cinco homens foram presos durante a Operação 110% |
Cinco homens foram presos durante a Operação 110% realizada pela Polícia Civil no início da manhã desta sexta-feira, 26, por volta das 6h30.
A ação policial ocorreu nos municípios de Ijuí e Catuípe com a participação de 40 policiais.
A operação foi coordenada pelo delegado Bruno de Oliveira e contou com a participação dos policiais do 2° Distrito Policial e o apoio do Pelotão de Operações Especiais (POE) da Brigada Militar.
Segundo o delegado Bruno Oliveira, a operação teve como objetivo combater uma quadrilha especializada em delitos contra o patrimônio que está agindo na região, especificadamente em propriedades rurais.
Oliveira informa que foram cumpridos quatro mandados de prisão e oito de busca e apreensão.
Em cumprimento aos mandados de prisão preventiva foram presos em Ijuí:
- Jair Spanenberg, 41 anos, (no bairro Storch);
- Dinamar de Jesus Machado, 25 anos e
- Eder Heleno Agostini, 23 anos, (no bairro Luiz Fogliato).
Já município de Catuípe na localidade de Santa Tereza foi preso:
- Gabriel Danúncio Agostini, 54 anos.
A quinta pessoa detida foi presa em flagrante por posse irregular de arma de fogo, sendo ele Luiz Alberto Somavilla.
A Operação 110% resultou também na apreensão de uma espingarda calibre 28, um revólver calibre 38, munição, duas motosserras, duas réplicas de pistola e 23 pacotes de defensivos agrícolas.
Segundo o delegado, a operação é resultado de um trabalho de mais de dois meses de investigação realizado pelo 2° Distrito Policial, sendo que dois dos acusados são agricultores, os quais estavam intermediando a receptação dos produtos furtados.
Outro fato relatado pelo delegado, que possui envolvimento com a quadrilha presa, é o roubo que ocorreu em Coronel Barros, quando foi furtada uma caminhonete S10, de cor branca, a qual foi recuperada pela POE abandonada em meio a uma plantação na Colônia Santo Antônio, interior do município.
No entanto, os ladrões trocaram a pintura original do veículo que era branca para preto. “Os acusados praticavam crimes menor cumplicidade como, por exemplo, furtar peixes em açude, como roubos mediante em propriedades rurais”.
Os acusados irão responder por formação de quadrilha, receptação e furtos, e devem ser conduzidos à Penitenciária Modulada de Ijuí.