Dom Odilo Scherer tem a torcida da cidade onde nasceu (Foto: Vanessa Fajardo/ G1) |
Dom Odilo Scherer, cardeal que nasceu em Cerro Largo, na região das Missões, no Rio Grande do Sul, é cotado para suceder Bento XVI como Papa. Entusiasmada, a comunidade do município, entre familiares e moradores, torce para que ele seja o escolhido. Atualmente Arcebispo de São Paulo, o religioso estará entre os 115 cardeais que irão participar da eleição, em conclave que ainda não tem data definida.
Confiantes, parentes planejam até ir a Roma caso Dom Odilo Scherer seja o escolhido. "Não sei quem vai, mas com certeza alguém vai", garante Viro Scherer, primo do cardeal. Dono de uma agropecuária no município, ele ganhou apelido de clientes: "Primo do Papa". "O pessoal já está assim, como se diz, pegando no pé", conta.
Os Scherer de Cerro Largo vivem momentos de expectativa. Os também primos Egon e Dona Jacinta moram na linha São Francisco, localidade onde o Arcebispo nasceu. O primo tem a mesma idade de Dom Odilo, 63 anos. Ele conta que todos perguntam se o parente ilustre será nomeado para o posto mais importante da igreja católica. "Principalmente quando a gente vai para a cidade. A gente se sente alegre, se sente feliz", comenta Egon.
Os católicos moradores de Cerro Largo torcem com fé. "Eu acho que tem chance", diz a aposentada Ester Pott. "É uma coisa ótima, uma benção para Cerro Largo. Que ele seja um Papa santo, nós queremos, estamos rezando pra isso. Seria muito bom se fosse", completa a agricultora Loni Mayer.
Dom Odilo Scherer foi ordenado padre em 1976, em Toledo, no Paraná. Em 2002, tornou-se bispo e, em 2007, foi ordenado cardeal pelo Papa Bento XVI. Hoje é Arcebispo da Diocese de São Paulo, a maior do país.