05 outubro 2010

Suinocultura será triplicada em curto prazo

A suinocultura já ocupa um espaço considerável na economia do Município de São José do Inhacorá.
Nos últimos tempos houve a construção e implantação de inúmeros espaços físicos com o objetivo da terminação de suínos. O Município já possui várias propriedades com esta atividade, tanto na terminação como criação de leitões, tendo no momento uma considerável ampliação quanto à construção de chiqueiros para a terminação.
A atual quantidade de suinocultores no município é de 14, e mais 07 em processo de implantação. Em 2008 havia 6.000 cabeças, já no ano de 2010 esse número passou para 10.000, onde 9.000 são para terminação e 1000 animais nas UPLs (Unidade de Produção de Leitões). A projeção para 2011 é de ultrapassar as 17.000 cabeças, o que representa, em pouco mais de 02 anos, triplicar o número de animais.
Esses novos empreendimentos são possíveis graças aos incentivos do município, através de serviços de máquinas como a terraplanagem, preenchimento, a liberação do licenciamento ambiental, bem como, subsidiando o juro em caso de empréstimos bancários.
A carne de porco tem forte aceitação tanto no mercado nacional como internacional e, a sua tendência é de crescimento, abrindo novos mercados, estes com boas perspectivas, por isso o município aposta nesta alternativa econômica para a agricultura local.