11 julho 2013

HSVP: Casos eletivos não devem buscar atendimento na Urgência /Emergência

Situações em que o paciente não corre risco iminente 
devem ser atendidos em Unidade Básica de Saúde ou 
em consultórios, através de agendamento
O Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Três de Maio segue determinações do Conselho Federal de Medicina (CFM) para os atendimentos em sua Urgência/Emergência 24h. A Resolução 1451/95 do CFM define a Urgência como ocorrência imprevista de agravo à saúde com ou sem risco potencial de vida, cujo portador necessita de assistência médica, e a Emergência como constatação médica de agravo à saúde que implique em risco iminente de vida, ou sofrimento intenso, exigindo, portanto, o tratamento médico imediato. Todos os demais casos são considerados eletivos, aqueles em que o paciente não corre risco iminente e que poderiam ser atendidos em Unidade Básica de Saúde ou em consultórios, através de agendamento.

Quando se trata realmente de um caso de urgência ou emergência, os pacientes devem ser encaminhados ao serviço através do SAMU, do Corpo de Bombeiros ou por familiares, passando inicialmente pela recepção, que tem o objetivo de realizar o cadastro e a ficha de atendimento, em que constam informações como nome completo, CPF, identidade, cartão do convênio, endereço e telefone de contato. Se necessário, este cadastro pode ser realizado pelo acompanhante do paciente, para agilizar o atendimento e permitir que este possa ser levado à sala de acolhimento, onde a equipe de enfermagem verifica os sinais vitais e posteriormente faz o encaminhamento à consulta médica.

Segundo o Gerente de Atendimento do HSVP, Gelson Luis Schneider, o médico plantonista está à disposição 24 horas para atendimentos aos casos e emergência e urgência. “Caso seja necessário o suporte de outras especialidades médicas, é ele quem avalia e determina a necessidade ou não. As especialidades que estão em plantão de sobreaviso trabalham em regime de escala aleatória, não havendo a possibilidade da escolha de médico a pedido do paciente. Além da necessidade definida pelo médico plantonista precisamos respeitar as regras do convênio do paciente, como por exemplo, o convênio IPE não da direito a chamado de subespecialidade ou sobreaviso no serviço de emergência”, ressalta. O serviço de Urgência/Emergência atende particular e convênios como Unimed, IPE, SUS, Saúde Bradesco, EBTC-Correios, Cabergs e  Saúde Caixa.