Na última quarta-feira, dia 16, a SETREM recebeu o coordenador do Projeto de Educação Financeira da Luterprev, Rafael Tronquini, que palestrou para estudantes de 6ª, 7ª e 8ª série, sobre o tema ‘Educação Financeira e Cinema’. A visita se deu em razão da parceria entre as duas instituições, já que a SETREM oportuniza dentro da grade curricular regular no Ensino Fundamental, o componente Educação Financeira.
Na ocasião, o palestrante iniciou apontando as principais etapas de produção audiovisual, destacando a importância do planejamento, principalmente na fase da execução de filmagens. “Todo o trabalho de planejamento realizado anteriormente irá repercutir diretamente nesta fase e seu sucesso dependerá das habilidades da equipe em contornar possíveis e muito prováveis, imprevistos que surgem durante as gravações. No planejamento é possível estabelecer limites e critérios que deixarão a produção de um filme dentro do orçamento previsto.”
Também conferiram, através de filmes já existentes, questões como: ética, empreendedorismo, consumo sustentável, além de conseqüências da inadimplência. “Os estudantes perceberam que devem incentivar o cinema brasileiro, pois atrás destas produções existe uma indústria cinematográfica, que fomenta a economia do país.” Rafael mostrou ainda como é feita uma pesquisa de mercado, observando preços de cursos de graduação em cinema.
Na quinta-feira, dia 17, estudantes de 2ª a 4ª Série do Ensino Fundamental assistiram a palestra sobre o tema ‘Mesada’, com Sinome Sperangio, da Luterprev. O projeto Educação Financeira foi criado pela entidade em 2002 e atualmente é realizado em 12 escolas no Rio Grande do Sul e Santa Catarina.