02 abril 2011

Trabalhos diferentes e inovadores nas bancas de estágio do Curso Técnico em Informática

As empresas que receberam os estagiários atuam nas áreas
de Tecnologia
Aconteceram na última quinta-feira e sexta-feira (dias 31/03 e 01/04) as apresentações dos estágios do Curso Técnico em Informática.
Os resultados apresentados em 38 bancas superaram as expectativas  e mostraram o leque de possibilidade e diversidade que a área de Tecnologia da Informação e Comunicação abre aos profissionais que se dedicam a elas.
Os projetos desenvolvidos enfocaram áreas ligadas a informática na educação, desenvolvimento de sistemas (desktop e internet), redes, infra-estrutura, mídia digital, assessoramento, nota fiscal eletrônica, dentre outros. As empresas que receberam os estagiários atuam nas áreas de Tecnologia, Cooperativas, Educação, Administração Pública, Saúde, Imprensa, Indústria e Comércio. Essa diversidade mostra que os espaços de trabalho para a área de tecnologia hoje ampliaram consideravelmente.
Os trabalhos desenvolvidos em empresas de TI, todos por estagiários com faixa etária abaixo dos 19 anos constituem-se em soluções comerciais que as empresas estão comercializando, ou seja, que viraram produtos ou serviços comerciais.
Pelo segundo ano consecutivo tem-se como proposta de estágio a criação de uma empresa para prestação de serviços na área de Tecnologia da Informação. No ano de 2010 foi apresentado em banca o resultado da criação da empresa Clicker Soluções para a Internet, que presta serviços a comunidade regional. No mês de fevereiro deste ano, uma nova empresa nasceu,  fruto do empreendedorismo de 3 jovens egressos do CTI, todos com menos de 20 anos, denominada Inofly Sistemas e Serviços para Internet. Nas bancas dessa semana apresentou-se o resultado da empresa PREMISE Marketing Identidade Visual Ltda, constituída por outros  3 jovens estudantes que encarraram esse desafio no estágio. Essas iniciativas são resultados da metodologia pedagógica adotada pelo curso, que trabalha de forma diferente, sem avaliações tradicionais, ou seja sem nenhuma prova ou avaliação normal e sim, com o desenvolvimento de projetos que incentivam e possibilitam aos estudantes o aprender a aprender, o encarrar os desafios e o aprender a empreender.
Essa metodologia de trabalho rendeu ao Curso Técnico em Informática o Prêmio Inovação em Educação no ano de 2010, concedido pelo SINEPE. Os resultados produzidos pelos estudantes durante o curso são apresentados em bancas semestrais e a metodologia de avaliação já é de conhecimento da comunidade.
Os estagiários estarão realizando a sua formatura no dia 16 de abril. Dos 38 formandos, apenas 3 ainda não estão trabalhando e destes, 2 tem propostas para ir a outras cidades e um deles continua estudando. Ou seja o curso apresenta um índice de empregabilidade imediata superior a 90% e analisando isso num universo superior a um semestre, 100% dos egressos encontram-se efetivamente colocados no mercado do trabalho.
O espaço de trabalho  para Técnicos em Informática vem crescendo de forma geométrica (muito rápido) tendo-se vagas para bons profissionais em qualquer lugar do nosso país. Essa demanda por profissionais contribui para a valorização profissional das pessoas que hoje atuam no mundo da tecnologia da Informação.
Maiores informações sobre o Curso Técnico em Informática podem ser obtidas no site http://cti.setrem.com.br
Indicadores do estágio do CTI desde semestre:
38 trabalhos, 3 em empresas públicas, 1 em cooperativa, 4 em instituições comunitárias e 30 em empresas privadas, 22 trabalhos em empresas de TI e os demais distribuídos nos outros segmentos, 23 trabalhos voltados para desenvolvimento web (internet), 4 trabalhos voltados para mídias digitais (redes sociais), 35 profissionais contratados e encaminhados profissionalmente, 1 nova empresa incubada na SETREM, 12 estagiárias (Feminino) e 26 estagiários (Masculino).
Cidades nas quais os estágios foram desenvolvidos:
CATUIPE 1, CRISSIUMAL 3, GIRUÁ 1,  HUMAITÁ  2, INDEPENDÊNCIA   1, INHACORÁ  1, NOVA CANDELÁRIA  3, SANTO ÂNGELO 3, SÃO JOSÉ DO INHACORÁ 1, TRÊS PASSOS  1 e TRÊS DE MAIO  21.