01 fevereiro 2011

Faleceu hoje Mariana Eidt, a jovem que mobilizou Santa Cruz

Mariana descobriu a doença em 2009
Faleceu hoje, por volta das 7h, a jovem santacruzense Mariana Cuervo Eidt, 27 anos, que sofria de Leucemia Linfóide Aguda (LLA) e aguardava por um transplante de medula óssea. Ela estava hospitalizada há duas semanas na UTI do Hospital Ana Nery.
Durante sua luta contra a doença, Mariana, familiares e amigos envolveram toda a comunidade ao promoveram a campanha “Todos por um” para doação de sangue e medula, na tentativa de encontrar alguém compatível com ela para transplante. Durante meses, ações de coleta foram realizadas em várias cidades do Estado, chegando a cadastrar 16 mil pessoas em hemocentros.
Em sua luta para mobilizar os brasileiros para o transplante de medula óssea, Mariana chegou a participar, em outubro passado, do Programa Mais Você, da Rede Globo. Lá, falou das dificuldade de se encontrar um doador e da importância de se colaborar nas campanhas em todo o país.
Nas últimas duas semanas, o Hemovida do Hospital Santa Cruz estava recebendo doações de sangue, para as transfusões constantes de sangue e plaquetas, que envolviam o tratamento na UTI.
De acordo com o Twitter @todos—por—um, criado para as campanhas, pelo marido de Mariana, Thiago Eidt, o velório começa ao meio-dia, na capela da Funerária Martins, em Santa Cruz.
História de luta
Mariana descobriu-se doente no início de 2009, quando consultou por sentir dores de cabeça. Mais tarde, após exames de sangue, o resultado apontava a leucemia. A partir daí, foram oito meses de tratamento intensivo em Porto Alegre, no Hospital Mãe de Deus, até a volta a sua rotina e assumir um cargo na Procuradoria Geral do Estado, após passar em um concurso público.
Em julho de 2010, novas complicações levaram Mariana a outra internação na Capital e a necessidade de um transplante de medula. A partir daí, foram feitas as campanhas em busca de doador compatível.