08 julho 2011

Com nova lei, mais de 80 presos de Santa Rosa poderão responder em liberdade

Luma Leão, RBS TV Santa Rosa
Mais de 80 presos de Santa Rosa poderão responder o processo em liberdade, em virtude da nova lei do Código de Processo Penal, que prevê mais requisitos para manter alguém preso antes da sentença judicial.
A lei 12.403, aprovada pela Presidência da República, impõe condições diferenciadas para manter alguém na prisão. A partir de agora, quem for pego em flagrante em determinados crimes não deve ir para a cadeia.
- Anteriormente quem cometia uma tentativa de furto e era pego em flagrante, via de regra, ficava preso e aguardava o julgamento do processo, preso. Agora, quem cometer uma tentativa de furto, como é um crime que a pena vai ser inferior a quatro anos, via de regra, essa pessoa – senão for caso de converter essa prisão em flagrante preventivo – vai ser colocada em liberdade – esclarece p juiz da 2ª Vara Criminal, Eduardo Busanello.
A principal mudança no Código de Processo Penal determina que o acusado pode aguardar o resultado do processo fora da prisão. Caso seja condenado, irá cumprir a pena integralmente.
A liberação dos detentos, presos preventivamente, dependerá da determinação do juiz.
- O defensor público ou o advogado fará o pedido ao Magistrado competente, haverá um parecer do promotor de justiça, sendo favorável ou não. Posteriormente o juiz da vara criminal irá decidir – explica o defensor público Lucas Lessa de Peixoto Pereira.
Em todo o Estado, cerca de 7 mil presos devem ser liberados. A alteração pretende reduzir a superlotação nas penitenciárias.
- Um dos motivos é que os presídios estão abarrotados, super lotados. E esta nova lei de certa forma, vai flexibilizar o sistema, vai permitir que alguns presos sejam colocados me liberdade – afirma Busanello.
Atualmente, o Presídio Estadual de Santa Rosa possui capacidade para 110 detentos, mas abriga 261.