13 novembro 2012

Projeto amor de Mães do HSVP: Gestantes recebem instruções sobre saúde bucal

Odontóloga Luciane Grams Zanette falou sobre os cuidados
com a saúde bucal na gestação e na primeira infância
O terceiro encontro do quarto ciclo do Projeto Amor de Mãe do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), de Três de Maio, integrante da Rede Verzeri, foi realizado na quinta-feira, 8, com a presença de cerca de 30 gestantes, acompanhantes e agentes comunitários de saúde. Uma das palestrantes do encontro foi a odontóloga Luciane Grams Zanette, que falou sobre a saúde bucal durante a gestação e a primeira infância.

“É fundamental ressaltar que a gestante deve ter cuidados com sua saúde bucal, seja com a escovação ou com a gengiva, que pode sangrar mais durante a gravidez. Há ainda no período gestacional uma maior incidência da doença periodontal, reação infecto-inflamatória que acomete a gengiva e a sustentação dos dentes. É fundamental que ela mantenha as visitas ao consultório odontológico”, explica Luciane.

Na segunda parte da palestra a odontóloga tratou dos cuidados com a saúde bucal na primeira infância, que devem iniciar logo no nascimento, como limpeza da boquinha do nenê. “Mesmo não havendo dentes, é preciso passar um paninho ou uma gaze depois de cada amamentação pra tirar o excesso de leite. Isso se torna um hábito e a criança entende que esse leite precisa ser removido. Assim, no momento em que nascem os primeiros dentinhos, esse hábito se mantém”, ressalta.

Luciane também esclareceu algumas dúvidas das gestantes, como a questão do bebê chupar os dedos, hábito que não se pode deixá-lo adquirir. “Outra questão que as mamães devem ter cuidado é com a ‘cárie de mamadeira’, que tem grande incidência em bebês que dormem com a mamadeira na boca, seja por hábito ou esquecimento da mãe. Esse leitinho fica o tempo inteiro em contato com os dentes do bebê e assim se formam as cáries. O mesmo vale para as crianças que mamam no peito. Fazer a limpeza é fundamental”, complementa.

Há outros hábitos que a odontóloga ressalta serem prejudiciais à dentição dos bebês. “Muitas mães acham que os dentes de leite não tem função e dizem: ‘deixa que dê cáries, pois depois vêm os dentes permanentes’. É um erro grave. Colocar mel na chupeta, por exemplo, não pode ser feito nunca. O mesmo vale para os remedinhos na chupeta, que são doces e podem provocar cáries. Há de se ter também um cuidado na hora da escolha da mamadeira. Muitas mães não percebem que a ela tem vários furos diferentes no bico, cada um para idades específicas. Muitas mamães cortam e abrem esses furos para ser mais fácil a saída do leite, e isso não pode ser feito. Todo esse esforço que o bebê tem na hora de sugar o líquido é fundamental para o crescimento do osso da mandíbula”, finaliza Luciane.

O próximo encontro do Projeto Amor de Mãe do HSVP ocorre o dia 22 de novembro. Estão envolvidos no Projeto Amor de Mãe diversos profissionais do HSVP, as Irmãs Filhas do Sagrado Coração de Jesus, Secretaria Municipal de Saúde de Três de Maio, DM3 Publicidade, Rotary Club, Sicredi, farmácia Medfar, farmácia Nhacor, farmácia São João e Natura Cosméticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário