Chile emite alerta de tsunami para a Ilha de Páscoa |
O governo chileno emitiu alerta de tsunami para a Ilha de Páscoa e para o litoral do país, após receber informações do Serviço Hidrográfico e Oceanográfico das Forças Armadas. As ondas gigantes que podem chegar ao Chile resultam do forte terremoto e do tsunami que devastaram o Japão na madrugada desta sexta-feira, horário de Brasília.
De acordo com o governo chileno, cerca de 300 pessoas, a maioria turistas, deixaram a ilha e foram levadas para o aeroporto de Mataveri. O restante dos habitantes foi encaminhado para locais altos da ilha, que fica a 3,7 mil quilômetros de distância da costa Oeste do Chile. A população que vive na costa chilena também será retirada.
Tartarugas são removidas de locais em alerta de tsunami nos Galapagos, Equador |
Outros países da América Latina também estão em alerta para a possível chegada da onda causada pelo tsunami na Ásia. De acordo com o jornal equatoriano El Comercio, o presidente Rafael Correa informou que o mar recuou 30 metros antes da onda gigante chegar e invadir vilarejos nas Ilhas Galápagos, na noite desta sexta. Porém, o incidente não causou grandes danos no arquipélago, localizado a cerca de mil quilômetros da costa do Equador.
Mais cedo, Correa havia pedido que a população procure abrigo em locais altos, de quatro a cinco metros acima do nível do mar. As atividades marítimas estão proibidas por medida de segurança no país.
A Colômbia reforçou a vigilância de 16 cidades litorâneas.