28 agosto 2013

Conferência Municipal do Idoso reúne 180 pessoas

Coral A Arte da Melhor Idade animou o evento 
(Foto: Eduardo Erthal)
A Secretaria Municipal de Trabalho, Cidadania e Assistência Social de Três de Maio promoveu na terça-feira, 27 de agosto, a 4ª Conferência Municipal do Idoso. Participaram cerca de 180 pessoas, entre autoridades, grupo de idosos, assistentes sociais, psicólogos e estagiários. O evento foi realizado no salão do grupo de idosos Alegria de Viver, do bairro Planalto.

Na solenidade de abertura, esteve presente o prefeito municipal, Olívio José Casali; a vice-prefeita, Eliane Zucatto Fischer; a secretária de Trabalho, Cidadania e Assistência Social, Mirian Geneci Schroder; o secretário de Educação, Cultura e Desporto, Ernani Moreira Rehn; a secretária de Políticas da Mulher, Vera Kuhler; o vereador Cleiton Felipe dos Santos, representando o Legislativo; a presidente do Conselho Municipal do Idoso, Maria Lucinda Giehl; o representante dos idosos, Ardolino Haufleiger e a palestrante do dia e presidente do Conselho Municipal do Idoso de Porto Alegre, Maria Elena Sdrazulas.

Em seu pronunciamento, o prefeito Casali agradeceu as pessoas da melhor idade pelo trabalho que ajudou a desenvolver o município no passado. “Nós, do Poder Público Municipal, precisamos agradecer à vocês, da melhor idade, por ajudarem a construir a nossa Três de Maio. E vocês possuem ainda muito mais experiência para destinar ao nosso município, a nossa região, ao nosso Rio Grande do Sul e ao nosso Brasil”, disse Casali.

A vice-prefeita, Eliane, também desejou a todos uma excelente conferência e disse, ainda, que os idosos são, na verdade, jovens há mais tempo. “Estamos trabalhando junto com a Secretaria de Trabalho, Cidadania e Assistência Social realizando esta Conferência, oportunizando que aqui saiam novas demandas que venham a atender todos os idosos do nosso município”, concluiu Eliane.

Conforme a secretária Mirian, os idosos participam ativamente em eventos no município e por isso o evento é importante para discutir tudo o que se tem feito para eles até aqui. “Os idosos participam, analisam, reivindicam e lutam pelos seus direitos. Sabemos que o número de idosos no nosso país está aumentando. Estamos vivendo mais, por isso precisamos garantir uma velhice digna”, destacou.

No mesmo sentido, o vereador Cleiton pediu para que todos aproveitassem o espaço para reivindicar e expor suas ideias.

Após os pronunciamentos foram realizadas apresentações artísticas do coral A Arte de Cantar na Melhor Idade e do grupo de danças Alegria de Viver,. Durante a manhã também ocorreu a palestra de Maria Elena Sdrazulas, com o tema “A pessoa idosa e o protagonismo nas transformações sociais”.

Ao meio-dia foi servido almoço no local e a programação seguiu durante a tarde, com a apresentação artística do grupo de danças Anitas na Melhor Idade e do coral de idosos Alegria de Viver. Houve ainda a demonstração de uma aula técnica de Master Class, formação de grupos para discussão de eixos temáticos e as respectivas apresentações das discussões.

Na oportunidade, também foram escolhidos os delegados de Três de Maio para a Conferência Estadual do Idoso, sendo: Representantes Governamentais: Titular: Arlete Dalpisol - Suplente: Iolete Weber. Representantes da Sociedade Civil: Titular: Zenaide Bieger - Suplente: Maria Lucinda Giehl.