O prefeito de Ijuí, Fioravante Ballin, anunciou no fim da tarde desta terça-feira a criação de um comitê de combate à dengue na cidade. Durante a reunião com o secretário estadual da Saúde, Osmar Terra, Ballin também disse que considera desnecessária a ajuda do Exército na luta contra a doença.
O comitê, segundo o prefeito, envolverá secretarias, Defesa Civil, hospitais locais e a 17ª Coordenadoria Regional de Saúde. Entre outras incumbências, o grupo será responsável por elaborar boletins diários sobre a situação do surto no município.
O chefe do Executivo afirmou ainda que a situação em Ijuí está sob controle — embora haja cerca de 300 casos suspeitos, além dos sete já confirmados — e que os 36 agentes que atuam no combate à doença no município são suficientes, aliados aos 98 agentes comunitários de saúde.
Apesar disso, Ballin ressaltou que convidará um representante do quartel de Ijuí para participar de uma nova reunião, marcada para a manhã desta quarta-feira:
— Por enquanto, acredito que não há necessidade. Mas nada impede que, se for preciso, a prefeitura mude de ideia e recorra aos militares.
Durante a reunião desta tarde, Terra colocou a estrutura do Estado à disposição da prefeitura, inclusive com a oferta de aporte de recursos para que os postos de saúde passem a funcionar até as 22h. O secretário também prometeu verbas para o Hospital de Caridade.
Nesta quarta-feira, novas reuniões serão realizadas para definir detalhes da ação de combate à dengue. Se a chuva parar, estão previstas novas dedetizações nos bairros mais atingidos.