07 fevereiro 2011

Identificado foco de ferrugem asiática em Três de Maio

A lavoura está localizada em 
Esquina Wünsch
A Emater idenfiticou hoje, dia 07 de fevereiro, o primeiro foco de ferrugem asiática em área comercial na safra 2010/2011, no município de Três de Maio. A presença da ferrugem foi identificada pelo técnico da Emater, Nelci Recalcatti. A lavoura está localizada em Esquina Wünsch. “O produtor vai fazer o controle químico da área com fungicida. Agora é preciso intensificar o monitoramento no município”, enfatiza Recalcatti. 
O Consórcio Antiferrugem já havia registrado um caso de ferrugem em Três de Maio no dia 20 de janeiro. A análise foi realizada pelo laboratório da Universidade de Passo Fundo.
Na região, há focos da ferrugem em diversos municípios, entre eles, Santa Rosa, Tuparendi, Porto Mauá, Chiapetta, Santo Augusto, Tenente Portela e Ijuí.
Histórico
A primeira constatação da ferrugem asiática, causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi, em lavouras no Brasil ocorreu na safra 2001/02 e rapidamente espalhou-se pelas principais regiões produtoras, em função da eficiente disseminação dos esporos do fungo pelo vento. O principal dano ocasionado por essa doença é a desfolha precoce, que impede a completa formação dos grãos, com conseqüente redução da produtividade.
O nível de dano que a doença pode ocasionar depende do momento em que ela incide na cultura, das condições climáticas favoráveis à sua multiplicação após a constatação dos sintomas iniciais, da resistência/ tolerância e do ciclo da cultivar utilizada. Reduções de produtividade próximas a 70% podem ser observadas quando comparadas áreas tratadas e não tratadas com fungicidas.
Sintoma da Doença 
Os sintomas causados por P. pachyrhizi iniciam-se nas folhas inferiores da planta e são caracterizados por minúsculos pontos (1-2 mm de diâmetro), mais escuros do que o tecido sadio da folha, com coloração esverdeada a cinza-esverdeada. Essas lesões provenientes da fase inicial da infecção não são facilmente visíveis a olho nu, sendo necessário posicionar a folha contra um fundo claro ou utilizar uma lupa de 20 a 30 aumentos. Correspondente aos minúsculos pontos iniciais, observa-se, no verso da folha (face abaxial), a formação de urédias (estruturas de reprodução do fungo), que se apresentam como pequenas saliências na lesão.
É considerada uma das doenças mais severas que incidem na cultura e pode ocorrer em qualquer estádio fenológico da cultura. Plantas infectadas apresentam desfolha precoce, comprometendo a formação e o enchimento de vagens, reduzindo o peso final dos grãos. Nas diversas regiões geográficas onde a ferrugem asiática foi relatada em níveis epidêmicos, os danos variam de 10% a 90% da produção.