Neste dia 26 demarço, as 10:30 horas, no município de Porto Mauá, será realizado o lançamento da 14ª Operação Simultânea entre as Forças de Segurança do Brasil (RS, SC e PR) e da Argentina (Gendarmeria, Policia, Prefectura Naval e Penitenciaria da Província de MIsiones).
As tratativas iniciais para a realização deste trabalho integrado entre as forças policiais do Brasil e da Argentina são anteriores a 2003, e tiveram o objetivo inicial em conhecer as respectivas instituições, suas competências, estreitar laços de amizade, e identificar necessidades e problemas mútuos.
As operações simultâneas começaram efetivamente em 2005 e tem por foco o combate aos delitos típicos de fronteira, dentre os quais destacamos: O furto/roubo de veículos e/ou cargas; Tráfico de drogas e armas; Abigeato; Seqüestro; Tráfico de seres humanos; Furto de máquinas, defensivos e implementos agrícolas; Agressões ao meio ambiente; Contrabando e descaminho, dentre outros.
Cabe ressaltar que o trabalho integrado ocorre em todos os dias do ano, e as operações, sempre em dias agendados. Esta prática, além de representar a união das forças policiais de ambos os países, coloca em ação todos os recursos humanos e materiais disponíveis pelas corporações.
O trabalho que iniciou entre a Brigada Militar, Policia de Misiones e a Gendarmeria Nacional Argentina, envolvendo estas forças sediadas em Santa Rosa e Oberá, hoje abrange toda a província de Misiones, grande parte do Rio Grande do Sul e os estados de Santa Catarina e Paraná
Os resultados do trabalho integrado são observados rotineiramente, a exemplo de prisões por tráfico de drogas e contrabando, recuperação de veículos furtados que foram trocados por drogas, combate aos delitos ambientais, dentre outros.