Com o intuito de laurear os 40 anos de atividade do Curso Bacharelado em Administração da SETREM, a instituição realizou na noite de quinta-feira, dia 18, a 9º Edição do Seminário de Administração da instituição. Organizado em formato de talk show, o evento teve como convidados ilustres: Érico Feldmann, que ministrou a primeira aula do curso em 09 de março de 1970; Adão Flávio Indrusiak da Rosa, presidente da Câmara de Mediação e Arbitragem do CRA-RS e o primeiro estudante a formar-se pela Faculdade Três de Maio, bem como, o Prefeito de Três de Maio, Olívio José Casali, formando da segunda turma do curso, representando também as lideranças políticas e empresariais e empreendedores formados por esta instituição.
A conversa foi empolgante, pois apresentou diversas curiosidades. O prefeito Olívio relatou como as disputas pela Presidência do Diretório Acadêmico eram intensas. Na época chamava-se Diretório Acadêmico Costa e Silva (DACOSI) e envolvia os acadêmicos que se sentiam desafiados a assumir tão importante incumbência. Resgatou ainda a composição da chapa que compartilhou com Antônio Carlos Borges (in memorian) e das contribuições que estas participações proporcionaram para sua formação empreendedora na vida empresarial e pública.
Adão expôs fatos pitorescos que ocorreram. Contou que alguns dos professores que vinham de Santa Maria (o curso iniciou suas atividades regulares através de convênio entre a Prefeitura Municipal de Três de Maio e UFSM) faziam o deslocamento de trem, já que existia via férrea até Santa Rosa. O ‘Trem Húngaro’, segundo ele, possuía ambiente bastante confortável, inclusive com vagão restaurante. “Os estudantes que vinham de Santa Rosa, Cruzeiro, Tucunduva e Santo Cristo aguardavam os professores até que chegassem a estação, para deslocar-se a Três de Maio com o ‘chumbinho’, apelido carinhoso dado a uma Kombi. Estes enfrentavam grande dificuldade principalmente em dias de chuva, já que na época não existia asfalto, tampouco o trecho com cascalho”, diz.
Já Érico fez importante uma retrospectiva geral, desde os tramites legais até o início efetivo das aulas, das pessoas que demonstram pujança e perfil visionário para tornar realidade um sonho regional. Uma questão marcante em sua fala, certamente foi quando questionado sobre o contraste no perfil do estudante e do professor frente aos desafios da educação. Em um dos seus principais argumentos fez referência há necessidade maior de leitura por parte dos estudantes, tanto em freqüência quanto em qualidade, com base na escolha da formação profissional
O momento foi recheado de recordações e lições. O tempo tornou-se curto e escasso frente a avidez de mais conhecimento e histórias. Durante este ano letivo será oportunizado novos momentos para que outras pessoas possam contar a sua história e as vivencias que tiveram durante o curso.