A Coordenadora da Hemorrede no Rio Grande do Sul e diretora do Hemocentro de Porto Alegre, Sílvia Spalding, e a diretora Administrativa da Secretaria Estadual da Saúde (SES), Neusa Kempfer, entregaram na última sexta-feira, 19, em Santa Rosa, dez computadores ao Hemocentro Regional, que somam-se aos seis existentes no local.
Os novos equipamentos, mais uma impressora colorida multifuncional que virá nos próximos dias, permitirão aos funcionários lançar direto no sistema informatizado, todo processo da coleta de sangue, desde a entrevista com o doador, até o registro do sangue e hemocomponentes.
Sílvia Spalding explicou que hoje, em Santa Rosa, o processo ainda é feito manualmente, em fichas, por isso o Hemocentro está sendo modernizado. Com o sistema em rede, o doador recebe um número, um código de barras e o sangue tem rastreabilidade, agilizando o processo.
- Com as informações online, sabemos exatamente o estoque de hemocomponentes disponível nos oito hemocentros públicos do Estado. A hemorrede é fundamental em situações como a da epidemia de dengue em Ijuí. De sábado, 20, até terça-feira, 23, enviamos 130 bolsas de plaquetas e hemocomponentes para o Hospital de Caridade de Ijuí, só pra exemplicar, citou a coordenadora estadual dos hemocentros.
- Colocar o Hemocentro de Santa Rosa na rede é um avanço importante para ajudar a salvar vidas, complementou a diretora da SES, Neusa Kempfer. - O sangue doado na região é de boa qualidade, o grupo trabalha bem, mas precisa de ferramentas. Na próxima semana, um técnico instala os computadores na rede. O próximo passo é implantar um software e treinar os funcionários. A partir daí o Ministério da Saúde poderá liberar o software, atendendo a legislação brasileira e permitindo que as informações estejam online, para o bem das ações em saúde pública, informou Neusa Kempfer.
Os novos equipamentos foram entregues ao diretor técnico do Hemocentro, Luis Antônio Benvegnu, na presença do Delegado da 14ª Coordenadoria Regional de Saúde, Valdemar Fonseca, e da presidente da Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa (Fumssar), Karina Kucharski.
O Hemocentro Regional de Santa Rosa foi construído e inaugurado no governo do prefeito Júlio Brum de Oliveira, com recursos agilizados pelo então vice-governador do Estado e ex-vice prefeito de Santa Rosa, Vicente Bogo, no prédio onde permanece hoje, e, anexa está a sede administrativa da Fumssar.