10 setembro 2011

Duas mulheres dão à luz no meio de enchente em Santa Catarina

Mulher deu à luz dentro de um caminhão do Exército 
Crédito: Divulgação / Prefeitura de Itaja
Duas mulheres deram à luz na madrugada deste sábado, em meio à enchente de Santa Catarina. Um dos nascimentos ocorreu dentro de um caminhão do Exército em uma estrada alagada na cidade de Itajaí. O auxílio foi feito pelos bombeiros comunitários de Ilhota, que não conseguiram ultrapassar a rodovia Jorge Lacerda devido ao nível de água na pista de rolamento. 
"Enfrentamos de 1 a 1,5 metros de altura de água na pista. Mesmo em um caminhão, só enfrentamos a correnteza porque o socorro era a uma gestante. O risco era muito grande", revelou um dos bombeiros. 
Segundo ele, o bebê, um menino, veio ao mundo logo depois que foi feita a transferência da gestante da viatura dos bombeiros voluntários para o caminhão do Exército. Os militares levaram a mãe e filho para uma ambulância, que os encaminhou para o Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen, em Itajaí. 
Já em Blumenau, bombeiros retiraram uma gestante de uma área totalmente inundada. A mulher estava dentro da água, em trabalho de parto. O nascimento ocorreu na ambulância. A criança deve se chamar Maria Eduarda. 
Mais de 57,4 mil pessoas estão desalojadas em Santa Catarina, por causa da chuva. Ao menos 819 mil foram afetadas, segundo levantamento da Defesa Civil local.