Rio do Sul foi uma das cidades mais atingidas Crédito: Rogério Pires / Divulgação |
O governador do Estado de Santa Catarina, Raimundo Colombo, anunciou, neste sábado, a liberação de R$ 10 milhões para compras de emergência e limpeza dos 91 municípios atingidos pelas chuvas nos últimos dias. O anúncio foi feito durante uma visita ao município de Brusque, no Vale do Itajaí, um dos mais atingidos.
Colombo destacou ainda que, na próxima semana, irá conversar com os prefeitos para definir as principais ações destinadas para a verba. Somente Rio do Sul, Blumenau, Brusque e Itajaí receberão, cada, R$ 1,5 milhão.
O último boletim da Defesa Civil aponta que 37 cidades decretaram situação de emergência e seis de calamidade pública no Estado. Segundo o órgão, 927.127 pessoas foram atingidas pelos temporais, que deixaram 153.065 desabrigados a 13.925 desalojados.
O número de residências afetadas no Estado chega a 28.506, sendo 4.981 particulares e 202 públicas. Em relação aos serviços essenciais, 41 municípios sofreram danos ao abastecimento d'água, 32 no fornecimento de energia elétrica, 75 no transporte e 26 nas comunicações.
Até agora, a Defesa Civil confirma duas mortes em decorrência da chuva. Em Guabiruba, Valdemiro Carminatti, de 66 anos, caiu do telhado de casa quando trabalhava no local. Devido à chuva, a estrutura desabou na rua São Pedro, bairro Centro. Já em Itajaí, Antônio José Mendonça, de 50 anos, se afogou ao cair na água da enchente, no bairro São Vicente.
Desde a madrugada deste sábado, o nível dos principais rios diminuiu no Estado. Mesmo assim, a Defesa Civil alerta que os moradores podem levar algum tempo para perceber essa redução pela demora para o rio seguir o leito normal.