11 setembro 2011

Vettel vence em Monza e se isola anda mais na liderança

Vettel conquistou a oitava vitória em 2011
Foto:Dimitar Dilkoff / AFP
Com os dedos na taça de bi-campeão, Sebastian Vettel vence o Grande Prêmio da Itália e isola-se ainda mais na liderança do campeonato. Jenson Button, da Mclaren, e Fernando Alonso, da Ferrari, completaram o pódio na tarde de Monza.  Mesmo sem uma vitória da Ferrari, a corrida movimentada e cheia de ultrapassagens levou os tifosi ao delírio no circuito.
GP de Monza começou digno da história que tem. Logo na largada a excelente manobra de Alonso que saltou da quarta posição para a liderança da prova. Antes mesmo da primeira curva o espanhol já tinha passado Hamilton e Vettel.
Um pouco mais atrás, um strike de Vitantonio Liuzzi tirou da prova de uma só vez Rosberg, Petrov e Ricciardo. O piloto italiano da Hispania perdeu o controle do carro na largada, foi para a grama e quando voltou escorregando para a pista acertou em cheio os três pilotos que disputavam posição na primeira chincane. Barrichello também foi envolvido na confusão, mas teve só um bico quebrado e pôde voltar para corrida após a troca.
Nas voltas seguintes duas brigas que tiraram os fôlego dos torcedores. Primeiro Vettel e Alonso. O alemão da Red Bull praticamente não precisa mais vencer nesta temporada para garantir o bi-campeonato, mesmo assim saiu á caça do espanhol e não deu sossego enquanto não retomou a liderança da prova. Ultrapassou o piloto da Ferrari  de forma ousada colocando duas rodas na grama na Segunda de Lesmo, curva de alta velocidade.
Um pouco mais atrás, Hamilton e um Schumacher dos velhos tempos lutaram bravamente pela terceira posição. Após Schumacher ultrapassar o piloto da Mclaren, a briga tornou-se acirrada. Foram quase dez voltas de disputa até Jenson Button chegar nos dois e decidir a questão ultrapassando Hamilton e na seqüência, o piloto alemão.
Os dois ainda iriam se encontrar na volta da primeira parada. Dessa vez, após mais algumas voltas de perseguição Hamilton conseguiu levar a melhor.  Terminaram na quarta e quinta posições respectivamente.
O terceiro duelo marcante da corrida foi protagonizado por Fernando Alonso e Jenson Button que lutaram antes e depois do primeiro pit-stop. A ultrapassagem do inglês valia a segunda posição da corrida.
Bruno Senna conseguiu, na primeira chincane, desviar dos carros batidos, mas perdeu muitas posições com a manobra. Caiu para 15ª posição na primeira volta, ganhou posições com alguns abandonos e uma nela ultrapassagem sobre Buemi, da Toro Roso, no finalzinho. Termina o GP na nona posição e marca os primeiros pontos na categoria.
Felipe Massa fez uma prova discreta. Terminou na sexta posição e soma mais alguns pontos, mas ainda está muito distante da luta pelo vice-campeonato que ainda está em aberto.
Rubens Barrichello chegou perto da zona de pontuação. Terminou a prova 12ª posição, uma atrás de Maldonado, e teria lutado por mais se não tivesse sido envolvido no acidente do inicio da prova.
Monza encerra a parte européia da temporada. A Formula 1 parte para a Ásia e a próxima etapa ocorre em Singapura no dia 25 deste mês. A corrida é a única disputada à noite e é marcada pelo calor e desgaste físico dos pilotos.