Protocolo de Intenções para implantação foi assinado na sexta-feira, ao final do Seminário de Integração Lavoura- Pecuária-Floresta |
A Sociedade Educacional Três de Maio (SETREM), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) e a Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo (DSC/MAPA) assinaram, na sexta-feira, 4, um Protocolo de Intenções para a implantação e acompanhamento de uma Unidade de Referência Tecnológica de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta. O documento foi firmado entre as instituições, representadas por Flavio Magedanz, Diretor Geral da SETREM, Caio Tibério Dornelles da Rocha, Secretário do SDC/MAPA e Waldyr Stumpf Junior, Diretor Executivo da EMBRAPA.
O Protocolo prevê a implantação da Unidade na sede da SETREM, em Três de Maio, em uma área da Instituição que foi escolhida na quinta-feira, 3, após visita técnica dos diretores e pesquisadores que estiveram envolvidos no Seminário de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF). Segundo Caio Rocha, o próximo passo é definir as diretrizes do projeto técnico, com a avaliação de questões que envolvem infraestrutura, equipamentos e apoio técnico e operacional, para que o documento final seja assinado e a implantação tenha início.
Segundo Jorge Lemainski, pesquisador da Embrapa Cerrados, a agricultura sem abertura de novas áreas é uma alternativa que o Brasil vem adotando com sucesso. “É a tecnologia que responde pelo aumento da produção e renda na agricultura brasileira e uma unidade de referência auxilia nesse processo de soluções tecnológicas que tem como objetivo principal o bem-estar da família rural”, argumenta.
Para Magedanz, a escolha da SETREM como parceira nesta iniciativa reforça ainda mais a importância da Instituição como referência em pesquisa na área agrícola. “Uma Unidade de Referência em ILPF junto à Instituição trará significativos avanços em tecnologia para a ampliação da lucratividade na produção rural em toda a região Noroeste do Rio Grande do Sul, além de servir como base para implantação dessas áreas de Integração em outras áreas do Estado”, conclui o Diretor Geral da SETREM.