A Representação Municipal da Comunidade Brasileiro-Polonesa no Brasil (BRASPOL), de Santa Rosa, elegeu na última sexta-feira sua nova diretoria. A composição do grupo que comandará as atividades da entidade ocorreu durante jantar típico, no Centro de Convivência do Idoso, no Bairro Central de Santa Rosa.
A BRASPOL – Santa Rosa foi fundada há 10 anos, e vem participando de forma efetiva dos eventos culturais realizados no município e na região. O novo presidente é Artemio Fridriczewski, colaborador que ocupava o cargo de vice-presidente da entidade. Como novo vice-presidente, foi nomeado Jairo Pulrolnik.
Na posse, Fridriczewski enalteceu o trabalho realizado por seus antecessores: Clemêncio Karnikowski, que ocupava o cargo de presidente, e Cláudio Ostapiuk e Eduardo Pulrolnik, que lutam pela causa desde a fundação da entidade. Reconheceu a contribuição que todos colaboradores da BRASPOL vem prestando, de forma voluntária, para o fortalecimento da Comunidade Polonesa no cenário cultural de Santa Rosa e região. “Os cargos representam uma mera formalidade legal e estatutária, mas as pessoas, essas sim, são importantes e indispensáveis para a existência da Braspol”, afirma.
Ele destacou ainda que a meta principal de sua gestão à frente da Braspol é resgatar e perpetuar a cultura polonesa e que, a grande ação de sua gestão é a edificação do Centro Cultural Brasileiro-Polonês, que deve ter a construção iniciada após a realização da 18ª Fenasoja, compondo a Praça das Nações, no Parque Municipal de Exposições Alfredo Leandro Carlsson.
No dia seguinte a posse, a comunidade polonesa de Santa Rosa entrou em luto, como um ato solidário com os irmãos da Pátria Mãe – a Polônia – diante do trágico acidente aéreo ocorrido no dia 10 de abril, na cidade de Smolensk, na Rússia. A tragédia vitimou o Presidente Polonês e sua esposa, além de dezenas de autoridades polonesas. Uma das vítimas é Maciej Płażyński, Presidente da Stowarzyszenia Wspólnota Polska (Organização Comunitária Polonesa), entidade que analisa e recomenda projetos culturais apoiados pelo Senado Polonês. A atual diretoria da Braspol de Santa Rosa manteve contato com Maciej no dia 13 de novembro de 2009, na cidade de Oberá, na Argentina, para inauguração da ampliação da Casa Polonesa localizada no Parque de Las Naciones. Na ocasião foi apresentado o projeto do Centro Cultural Brasileiro-Polonês de Santa Rosa.
Artemio destaca que na oportunidade, Maciej mostrou-se muito receptivo e interessado, tendo inclusive indagado sobre a quantidade de descendentes de poloneses na região, a principal atividade econômica e a possibilidade de intercâmbio cultural da região com a Polônia. Uma fotografia registra o encontro: Jairo Pulrolnik, vice-presidente da Braspol Santa Rosa, Maciej Płażyński, Presidente da Stowarzyszenia Wspolnota Polska, Artemio Fridriczewski, Presidente da Braspol Santa Rosa e Eduardo Pulrolnik, ex-presidente da Braspol Santa Rosa.