15 abril 2010

18ª Fenasoja traz Esquadrilha da Fumaça e recebe militares em Missão Precursora

No dia 04 de maio 2010 a Fenasoja traz à Santa Rosa um show de manobras acrobáticas da Esquadrilha da Fumaça, da Força Aérea Brasileira.
Na tarde desta quinta-feira, o Capitão Carlos Henrique Baldin e o 2° Sargento Elias da Silva estiveram em Santa Rosa, em uma Missão Precursora, onde realizaram a checagem do local onde serão feitas as manobras acrobáticas.
A equipe veio até a cidade com um avião T-27 Tucano, o avião de manobras. A aeronave tem uma velocidade normal de voo de 380km/h, nas manobras que exigem mais velocidade pode chegar a 480km/h, porém, com velocidade máxima é de 520km/h.
Para a apresentação em Santa Rosa, durante a 18ª Fenasoja, serão usadas 7 aeronaves, que farão 22 manobras acrobáticas e 52 acrobacias isoladas, em um período de tempo de 40 minutos. Para que o público tenha uma melhor visualização das manobras são usados dois eixos durante a apresentação: o principal é em direção ao público, e o segundo, é da esquerda para a direita, assim tendo também uma melhor qualidade de voo.
A sede da Esquadrilha da Fumaça fica na Academia da Força Aérea, o Ninho das Águias, na cidade de Pirassununga-SP. Para que um piloto consiga entrar para esta equipe é preciso que tenha 500 horas de voo e 800 horas de instrução na Academia da Força Aérea. O período máximo de permanência de um piloto na Esquadrilha da Fumaça é de 4 anos, para que outros militares também tenham oportunidade de integrar a equipe.