25 outubro 2011

Programa Escola Ativa se insere na comunidade

A cada mês os professores se encontram com as
coordenadoras e com a secretária de Educação
A Secretaria de Educação, Cultura e Desporto, de Três de Maio, vem desenvolvendo desde o mês de abril, o Programa Escola Ativa, que é realizado nas escolas multisseriadas do interior, a fim de auxiliar o trabalho pedagógico em sala de aula, propondo novas estratégias de atividades práticas, que dão vida ao currículo. 
Segundo as coordenadoras do Programa Escola Ativa, Lidiane Mendes Geist e Lucenir Turra Bonapaz, o programa está sendo desenvolvido nas escolas Martinho Lutero, São Caetano, São Paulo e Tiradentes, e as estratégias desenvolvidas são: cadernos de ensino aprendizagem; cantos de aprendizagem: espaço interdisciplinar de pesquisa; oficinas; escola comunidade e organização do trabalho pedagógico.
A cada mês os professores se encontram com as coordenadoras e com a secretária de Educação, Maria Elena Fin Naressi, para debater sobre as atividades realizadas e os resultados que estão sendo obtidos.
Conforme Maria Elena, o programa é muito importante nas escolas, pois auxilia a trabalhar a parte pedagógica de maneira interativa. “Muitas atividades foram elaboradas pelos professores, entre elas a confecção de jogos, painéis pedagógicos, trabalho com materiais reciclados, atividades lúdicas, plantação de árvores e flores, construção de hortas, entre outros”, ressalta.
Destaca-se também as oficinas com as mães, onde estão sendo realizados trabalhos manuais de artesanato, com encontros nas dependências das escolas, duas vezes por mês, sob a coordenação de Lidiane Mendes Geist.
De acordo com a coordenadora, dentro das atividades realizadas, a escola está procurando  aprofundar sua inserção na comunidade. “A escola quer estar presente, e para isso utiliza de atividades curriculares relacionadas à vida diária, ao ambiente natural e social, à vida política e cultural e às condições materiais dos alunos e da comunidade”, informa.