28 abril 2012

Santa Rosa: Gir Leiteiro é novidade na Pecuária da 19ª Fenasoja

O Núcleo de criadores, por exemplo, tem apenas dois anos 
A Fenasoja apresenta nesta edição uma novidade na Pecuária leiteira. Além das raças Holandesa e Jersey, em exposição tradicionalmente no evento, há 20 animais da raça Gir Leiteiro, em destaque no mercado leiteiro atual.
Segundo o coordenador do Núcleo Gaúcho de Criadores de Gir Leiteiro do Rio Grande do Sul, José Amaral, a raça tem alta capacidade de conversão alimentar: “ele produz leite a baixo custo, se alimentando apenas com pasto, por exemplo. Consegue produzir bem com uma nutrição de baixa qualidade”. A raça ainda é resistente a parasitas.
Com inserção recente no Estado, Amaral diz que a raça já apresenta crescimento na comercialização, e se insere cada vez mais em férias agropecuárias do Estado. O Núcleo de criadores, por exemplo, tem apenas dois anos.
Na 19ª Fenasoja os animais participam de mostra e julgamentos morfológicos. Ainda não são realizados concursos leiteiros da raça. Na Fenasoja, ocorrem também julgamento morfológicos de macho da raça. Amaral explica que, a raça, com origem na Índia, tem no Brasil os grandes reprodutores, ao contrário das demais raças: “precisamos incentivar o cuidado com o macho, para criar bons reprodutores”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário