A longa estiagem e a pequena liberação de água das barragens influencia o aparecimento das pedras no leito do rio em Volta Grande |
Como havia ocorrido de 6 a 9 de abril de 2012, o rio Uruguai voltou ao mesmo nível das águas na quarta-feira, dia 25 de abril, ou seja, sendo possível atravessar a pé o rio do Brasil a Argentina, sendo obstáculo da travessia apenas o canalão, que possui largura aproximada de 15 metros na localidade de Volta Grande, interior de Porto Mauá.
As pedras que ficavam no fundo do rio estão imersas desde a costa brasileira até na Argentina. A travessia por cima das pedras pode ser realizada transversalmente, numa distância aproximada de 1.000 metros. As pedras formam pequenas piscinas naturais, pequenos córregos, pequenas quedas de água (cachoeiras).
A longa estiagem e a pequena liberação de água das barragens influencia o aparecimento das pedras no leito do rio em Volta Grande. Se o nível baixar em torno de 50 cm, poderá ser repetido o que ocorreu em 1979, naquele ano era possível fazer a travessia em linha reta por cima das pedras do leito do rio, sendo apenas o canal o obstáculo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário