18 julho 2010

Definidos os últimos classificados à finalíssima do Freio de Ouro 2010

Pela primeira vez em 29 anos de Freio de Ouro, Brasília recebeu uma etapa classificatória à principal prova de seleção da raça crioula. A repescagem realizada na capital federal foi a última oportunidade de garantir presença na Grande Final, no dia 29 de agosto.
Atualmente, Brasília tem cerca de 1500 animais registrados e mais de 40 criadores. A relação entre o cavalo crioulo e a capital federal é antiga. Na década de 1970, os primeiros gaúchos que subiram em direção à Brasília para trabalhar nas plantações de soja levaram consigo o tradicional cavalo dos pampas. Em 2002, crioulistas brasilienses fundaram o diretório regional da ABCCC.
– Basta olhar para a cara dos crioulistas daqui para ver a alegria estampada no rosto deles – comemora Heitor Cheuiche, técnico da ABCCC-DF envolvido com o cavalo crioulo há mais de trinta anos.
Os últimos classificados
Apesar do bom humor dos crioulistas brasilienses e da empolgação da torcida, que vibrou durante toda a manhã de domingo, foi uma etapa nervosa. Não tendo nenhum animal alcançado o mínimo de 18 pontos até o final da tarde de sábado, vários ginetes entraram na pista da Granja do Torto com a calculadora na mão.
Dos 36 animais que concorreram, apenas três éguas e dois machos conseguiram a tão sonhada classificação. Guto Freire montou os três melhores animais da classificatória: as fêmeas Três Pontas Justiça (18,884) e EP Juliana (18,216), e o macho JLS Seival (18,795). Com os três, Guto Freire soma 12 animais na final, estabelecendo um novo recorde.
Já a outra égua classificada foi Gauchita da Flor da Serra (18,155), montada por Caio Habowsky. Enquanto que Saulo Schafascheck guiou Baguera do Mé (18,148) até a final do Freio 2010.
As calculadoras trocaram de mãos. Agora, quem faz as costas são os reservas das outras classíficatórias. Além de uma vaga na fêmea, sobraram duas entre os machos. A estas, somam-se outras deixadas em Buenos Aires e em Esteio.
O circuito 2010 do Freio de Ouro dará uma pausa e retorna para a finalíssima, em 29 de agosto. Até lá, não deixe de acompanhar todas as novidades sobre a competição no site especial do Freio de Ouro 2010.
CLASSIFICADOS EM BRASÍLIA
FÊMEAS
Três Pontas Justiça - Cabanha Velho Matte, Taquara (RS) - Ginete: Guto Freite - 18,884 pontos - 1º Lugar
EP Juliana - Estância Pedregulho, Capão Alto (SC) - Ginete: Guto Freire - 18,216 pontos - 2º Lugar
Gauchita da Flor da Serra - Cabanha Bela Aliança, São Bento do Sul, SC - Ginete: Caio Habowsky - 18,155 pontos - 3º Lugar
MACHOS
JLS Seival - Haras Anchieta, Brasília (DF) - Ginete: Guto Freire - 18,795 pontos - 1º Lugar
Baguera do Mé - Cabanha Querência Crioula, Tijucas do Sul (PR) - Ginete: Saulo Schafascheck - 18,148 pontos - 2º Lugar