06 novembro 2010

Enem começa para cerca de 4,6 milhões de candidatos

Conclui e aguarda a namorada
Cerca de 4,6 milhões de estudantes irão fazer hoje e amanhã, em todo o País, as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). De acordo com informações da Agência Brasil, são cerca de 16 mil locais de aplicação do exame em 1,8 mil municípios.
No Rio Grande do Sul, o começo das provas, às 13h deste sábado, não teve registro de transtornos. O Estado com maior número de inscritos é São Paulo com 827 mil, seguido de Minas Gerais com 538 mil, Bahia com 428 mil e Rio de Janeiro com 314 mil. As provas têm início às 13 horas (horário de Brasília) e hoje serão de ciência humanas e da natureza, cada uma com 45 questões de múltipla escolha e com tempo de duração de quatro horas e meia.
Amanhã, os candidatos serão avaliados em códigos e linguagens e matemática, além da redação, as duas provas também com 45 questões cada, porém, com tempo de duração de uma hora a mais, ou seja cinco horas e meia.  É preciso levar o cartão de confirmação do Enem e um documento oficial com foto, além de caneta preta de tubo transparente. Lápis, borracha, relógio e celular estão proibidos. Segundo a Agência Brasil, a nota do Enem pode valer uma vaga em uma das 83 universidades públicas que aderiram ao exame para o próximo ano.
O Ministério da Educação (MEC) prevê que 83 mil vagas serão disponibilizadas para o primeiro semestre de 2011 por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A ferramenta foi criada em 2009 e é por meio dela que os participantes do Enem se inscrevem e podem ser selecionados para uma dessas instituições.
A previsão é que o Sisu entre no ar em janeiro, logo depois da divulgação dos resultados do exame. O Enem também é pré-requisito para quem quer tentar uma vaga no Programa Universidade para Todos (ProUni).