26 julho 2013

HSVP registra 336 nascimentos em seis meses

Mês de fevereiro foi o de maior natalidade em 2013 na
Instituição, com 65 nascimentos
Oferecer estrutura de alta qualidade e atendimento humanizado é a missão do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Três de Maio, integrante da Rede Verzeri. A atenção oferecida à população fica evidente em várias ações desenvolvidas pela Instituição, entre elas o Projeto Amor de Mãe, iniciado em 2012 para oferecer conhecimentos às futuras mamães nos períodos de gestação e pós-parto, além de aprox
imar as gestantes da equipe de profissionais que irá as atender no parto.
Desde o início do Projeto, o HSVP registrou 881 nascimentos, 458 do sexo masculino e 423 do sexo feminino. Nos primeiros seis meses de 2013 foram 336 nascimentos, o maior número deles em fevereiro, com 65 partos realizados. Neste período, o atendimento abrangeu gestantes de 17 municípios: Três de Maio; Independência; Alegria, Nova Candelária; Boa Vista do Buricá; Porto Xavier; Horizontina; São Martinho; Coronel Bicaco; Santa Rosa; Cruz Alta; Dr. Maurício Cardoso; Tucunduva; São Nicolau; Crissiumal; São Valério do Sul e São José do Inhacorá.

O Amor de Mãe
O Projeto desenvolvido pelo HSVP realizou 48 palestras às gestantes em 2012, número que chega a 24 em 2013. O próximo ciclo do Amor de Mãe tem o primeiro encontro no dia 08 de agosto e as reuniões seguintes agendadas para os dias 15 e 22 do mesmo mês, sempre com início às 18h30min no auditório da Instituição. As inscrições podem ser realizadas nas unidades de ESFs, na secretaria do Centro Administrativo do HSVP e no dia do curso.

Um dos temas orientados no Projeto são os cuidados necessários às gestantes que tem algum problema na gravidez, necessitando repouso parcial ou total para levar a gestação ao tempo ideal de nascimento, que ocorre entre a 38ª e 40ª semana, conforme acompanhamento e avaliação do obstetra. Mesmo assim, alguns fatores únicos de cada gestação influenciam para a ocorrência de partos prematuros. O HSVP mantém a internação de bebês a partir de 34 semanas, nos casos que não apresentam nenhuma gravidade. A maioria deles só fica na Instituição para ganhar peso e, após avaliação médica, recebe alta.