01 outubro 2009

Idosos vão receber medicamentos especiais em casa

Uma iniciativa pioneira do governo gaúcho vai oferecer aos usuários do Sistema Único de Saúde com mais de 60 anos a possibilidade de receber medicamentos excepcionais e especiais em seus domicílios.
Serão beneficiados cerca de 24 mil pacientes do SUS que precisam de tratamentos para doenças como Alzheimer, Parkinson, osteoporose, glaucoma, depressão e hiperplasia de próstata. Já o encaminhamento de medicamentos básicos de grande uso, como aspirina, antibióticos mais comuns e remédios para controle da pressão arterial, fica a cargo dos municípios.
A entrega dos medicamentos excepcionais e especiais pelo Estado será feita por meio dos Correios e Telégrafos, em toda a zona urbana onde a empresa distribui correspondências comuns. Além do conforto que isso vai proporcionar aos pacientes beneficiados, o sistema vai diminuir as filas nos guichês e salas de espera das farmácias de medicamentos excepcionais e especiais para os pacientes com menos de 60 anos.
Para ser atendido pelo programa, além de ser usuário do SUS e ter acima de 60 anos, é preciso ter cadastro administrativo atualizado para o recebimento de remédios excepcionais ou especiais. Quem ainda não se cadastrou, precisa apresentar exames, receituário do SUS e laudo médico, cópias do Cartão Nacional de Saúde, da carteira de identidade, do CPF e de comprovante de residência.
Depois de protocolar o pedido para ter o medicamento recebido em casa, o paciente deverá procurar sua farmácia de referência, junto à Secretaria de Saúde de seu município, para ter acesso ao tratamento até ser comunicado de que contará com a entrega a domicílio.