28 junho 2010

Bufês terão de ser protegidos com tampa para prevenir propagação da gripe A

Para prevenir a propagação da gripe A, uma portaria do governo do Estado determina que restaurantes e bares que oferecem serviço de bufê terão de proteger os alimentos com tampas de acrílico. A medida tem por objetivo evitar que pessoas infectadas contaminem os alimentos ao conversar diante da comida.
A nova regra entrou em vigor no dia 22, quando foi publicada no Diário Oficial do Estado. Segundo o diretor do Centro Estadual de Vigilância em Saúde, Francisco Paz, caberá aos municípios inspecionar os estabelecimentos e definir a punição pelo não cumprimentos da norma. Segundo ele, não há prazo para que os municípios iniciem a fiscalização.
— É uma recomendação para não apenas evitar a contaminação da gripe A, mas também de outras doenças respiratórias — disse Paz.
Entre as determinações, está a obrigatoriedade de talheres embalados individualmente, após higienização, e de lavatórios para os clientes lavarem as mãos. Os lavatórios, de acordo com a portaria, deverão estar em lugares estratégicos e em número suficiente, equipados com torneira, sabonete e álcool 70% ou outro produto antisséptico.
Outra determinação da portaria é que os manipuladores dos alimentos sejam afastados quando apresentarem algum sintoma relacionado à gripe. Os estabelecimentos que descumprirem a medida estarão sujeitos a advertência e, em caso de reincidência, multa e interdição.