15 julho 2011

Rede de esgoto sanitário em Três de Maio vai custar cerca de R$ 40 milhões

  A foto é meramente ilustrativa
A audiência pública de lançamento do Plano Municipal de Saneamento Básico de Três de Maio elucidou uma dúvida que intrigava a comunidade. Que obras de saneamento custam caro, já se sabia. Mas, os representantes da Superintendência Regional da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) revelaram as cifras que muita gente especulava por aqui, mas ninguém tinha certeza para afirmar. Para instalar a rede de esgoto no município - calcula-se que sejam necessários cerca de 70 mil metros de tubulação – o valor da obra é de R$ 42 milhões.
E a pergunta mais feita na plenária desta quarta-feira, realizada na sala de sessões da Câmara de Vereadores, é quem vai pagar a obra. Os técnicos da Corsan, que estão assessorando a administração municipal na elaboração do Plano, explicaram que uma parte desse montante pode ser financiada via Ministério das Cidades. Porém, a maior parte do investimento será pago pelos usuários da futura rede municipal de esgoto.
Estima-se que a tarifa de esgoto vai encarecer em até 40% a conta de água em Três de Maio. Mas esse é o ônus que a comunidade terá que arcar para contar com esse avanço importante para a saúde pública e a preservação do meio-ambiente.
O trabalho será feito em etapas. A fase atual consiste na preparação do diagnóstico da situação do saneamento básico e os seus impactos nas condições de vida da população da cidade. Posteriormente, será elaborado o plano mais amplo e definitivo com um prazo de 90 dias para ser concluído. Serão contemplados quatro eixos: abastecimento de água potável, tratamento de esgoto cloacal, drenagem de águas urbanas e limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos.
Somente depois de cumprir as duas primeiras etapas é que o município poderá renovar o contrato com a Corsan ou decidir se outra empresa vai assumir o tratamento de água e esgoto local. O objetivo do governo federal é que cada cidadão brasileiro tenha água tratada, coleta de esgoto, recolhimento de lixo - corretamente destinado em aterros sanitários - e drenagem urbana em torno de sua residência.